No menu items!
11.3 C
Vila Nova de Gaia
Sábado - 2 Março 2024

“Fertile Futures: Um laboratório em itinerância”

Destaques

A Trienal acolhe no pólo cultural do Palácio Sinel de Cordes Fertile Futures: laboratório em itinerância, uma reflexão em contínuo sobre a gestão de recursos hídricos em Portugal, que nos chega diretamente da Bienal de Arquitetura de Veneza 2023. O programa inaugural tem data marcada para o dia 27 de janeiro, onde vai haver as boas vindas pelas 18h00, e a abertura ao público, será no sábado, às 12 horas pelas 18h30, no Palácio Sinel de Cordes, Campo Santa Clara em Lisboa, a entrada é gratuita.

Foi há um ano que Fertile Futures apresentou em parceria com a Trienal, a primeira de cinco Assembleias de Pensamento – que tiveram lugar em Lisboa, Veneza, Braga, Faro e Porto Santo – e que tornaram desde logo claro que esta representação oficial portuguesa pretendia funcionar como um laboratório para a criação de conhecimento sobre a gestão, a reserva e a transformação da água doce, com sete exemplos extraídos em território nacional. Um ano depois, Fertile Futures regressa a Lisboa para partilhar os conhecimentos acumulados ao longo destas assembleias de pensamento e do Seminário Internacional de Verão, realizado no Fundão.

No sábado 27 de Janeiro, dia inaugural, três atividades vão dar relevo ao conhecimento vivo e em expansão permanente que Fertile Futures desenvolveu: o lançamento da publicação Fertile Futures Volume 2, onde estão compiladas “reflexões fundamentais sobre a proteção do nosso património hídrico, uma visita guiada, a primeira de muitas que serão realizadas à exposição e uma última Assembleia de Pensamento, que reúne a curadora Andreia Garcia, os curadores adjuntos Ana Neiva e Diogo Aguiar, e as equipas artísticas: Corpo Atelier, Dulcineia Santos Studio, Guida Marques, Ilhéu Atelier, Pedrêz, Ponto Atelier e Space Transcribers. O dia termina em ambiente festivo para comemorar a chegada deste laboratório itinerante a Portugal.”

Durante o período de abertura da exposição que se estende até 27 de Abril, o serviço educativo da Trienal organiza visitas guiadas por marcação para escolas (do pré-escolar ao ensino universitário) e duas oficinas para crianças dos 6 aos 12 anos. Para as famílias, as atividades são ao sábado com uma Gincana no Palácio, a 17 de Fevereiro e 20 de Abril às 15h e um jogo Hágua? onde as crianças vão construir uma engenhoca de recolha e distribuição da água à escala da cidade com três datas: 24 de Fevereiro, 23 de Março e 27 de Abril, às 15 horas.

Na vertente de acessibilidade o programa inclui, também aos sábados, visitas “relax” para pessoas com necessidades específicas (17 de Fevereiro e 20 de Abril, às 15h), uma visita táctil (16 de Março, às 12horas) e uma visita com interpretação em LGP — língua gestual portuguesa (23 de Março, às 12h). Com preços variáveis, as inscrições são por e-mail visitas@trienaldelisboa.com encontrando-se já abertas.

Ver Também

Solidariedade e empreendedorismo: as marcas do percurso de Casimiro Gaspar na Flórida

A comunidade lusa nos Estados Unidos da América (EUA), cuja presença no território se adensou entre o primeiro quartel...