No menu items!
16.5 C
Vila Nova de Gaia
Quarta-feira - 22 Maio 2024

Festa da língua portuguesa na ONU enaltece diversidade cultural

Destaques

ONU News Os meninos cantores do município da Trofa participaram do evento

O Secretário-geral destaca papel do idioma em áreas como cooperação global, influência e relevância para milhões em todo o mundo; líder das Nações Unidas ainda reforçou o papel do multilinguismo na organização e na compreensão do mundo.

O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, discursou nesta segunda-feira em evento de celebração do Dia Mundial da Língua Portuguesa realizado na sede da organização em Nova Iorque.

Ele destacou a importância do idioma como elo de conexão entre culturas e comunidades em todo o mundo. Guterres considerou a língua portuguesa, falada por centenas de milhões de pessoas, como uma força unificadora que transcende fronteiras e promove a compreensão mútua.


ONU News – O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, discursou nesta segunda-feira em evento de celebração do Dia Mundial da Língua Portuguesa
Diversidade cultural

“A língua portuguesa é um testemunho do poder da conexão humana e da diversidade cultural”

O chefe da ONU ressaltou como o idioma serve como veículo de expressão na diplomacia, nas artes e na literatura, ligando países da Europa à América do Sul, da África à Ásia e à Oceania.

Uma das iniciativas mencionadas foi a criação da secção dedicada a livros de língua portuguesa na biblioteca das Nações Unidas. Esta medida, segundo Guterres, representa um reconhecimento da riqueza cultural e intelectual dos países lusófonos, contribuindo para o enriquecimento do conhecimento e da cultura mundial.

ONU News – Letra da música cantada pelos meninos cantores do município da Trofa
Multilinguismo

Além disso, o seu discurso ressaltou o papel crucial do multilinguismo nas Nações Unidas. Ele apontou que o português já é uma língua de trabalho em algumas agências da ONU, evidenciando a importância de promover a diversidade linguística para uma maior cooperação global.

Guterres citou que o serviço da ONU News em língua portuguesa, em conjunto com a equipa de redes sociais e dos Centros de Informação e dos Escritórios Regionais Lusófonos da ONU, evidencia a crescente procura de informação em português e justifica o esforço para reforçar a proximidade entre pessoas que consomem o conteúdo.

Outro ponto destacado foi a colaboração com a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, CPLP. O secretário-geral elogiou os valores de diálogo e solidariedade no cerne desta instituição, destacando o compromisso com temas como juventude, igualdade de género, digitalização e desenvolvimento sustentável.

O discurso encerrou com um apelo ao compromisso com a paz, direitos humanos e desenvolvimento sustentável.

Mundo mais inclusivo e equitativo

O secretário-geral expressou confiança na capacidade da língua portuguesa e da cooperação entre os países lusófonos para enfrentar os desafios globais e promover um mundo mais inclusivo e equitativo.

A celebração contou com música ao vivo, gastronomia e a presença de representantes diplomáticos internacionais, incluindo embaixadores das nove nações integrantes da CPLP.

A Missão do Brasil na ONU organizou a comemoração em parceria com o Camões – Instituto de Cooperação e da Língua e o Instituto Guimarães Rosa, que promove a diplomacia cultural e educacional.

Ver Também

EXCLUSIVO: Lusodescente é Vereador do município Londrino de Lambeth

Diogo, nasceu em 1998 em Lambeth (o município londrino com mais falantes de português no Reino Unido), é descendente...