No início do passado mês de junho, o Presidente da Fundação Nova Era Jean Pina, reuniu com representantes do Rotary Club da Guarda
Ao longo dos anos, as comunidades portuguesas têm demonstrado um enorme espírito de solidariedade, o mais importante valor que nos humanizam e dão sentido à vida, apoiando quer os nossos compatriotas no estrangeiro, assim como os portugueses residentes no território nacional.
Um desses exemplos de solidariedade dinamizada no seio da diáspora, é o que tem sido prosseguido desde a segunda década do séc. XXI, pela Fundação Nova Era Jean Pina, constituída nessa época empresário português João Pina, radicado na região de Paris, um dos mais dinâmicos e beneméritos empresários portugueses em França, a mais numerosa das comunidades lusas na Europa.

Alicerçando a missão da Fundação Nova Era Jean Pina, no lema da instituição “Solidariedade em Movimento”, o emigrante natural da Guarda tem dinamizado inúmeros projetos de solidariedade para com as pessoas mais desfavorecidas e vulneráveis, como seniores, crianças institucionalizadas e desempregados na pátria de origem e de acolhimento.
Em recente deslocação à pátria de origem, o presidente da Fundação Nova Era, aproveitou o ensejo para estreitar laços com elementos do Rotary Club da Guarda. O objetivo principal da reunião foi projetar soluções para a assinatura vindoura de um protocolo de colaboração entre os Rotários da Guarda e um clube de Rotários da região de Paris, um desejo de longa data do empresário benemérito luso-francês, conhecido pelo seu empenho em unir comunidades além-fronteiras. E confesso admirador do Rotary International, e dos eu objetivo declarado global de unir voluntários a fim de prestar serviços humanitários, promover valores éticos, solucionar problemas e atender a necessidades comunitárias.
Este protocolo de entendimento visa criar uma ponte sólida entre as duas regiões, permitindo não só a partilha de experiências e recursos, mas também o desenvolvimento de projetos conjuntos que sirvam, de forma mais eficaz, quem mais precisa. Nas palavras do presidente da Fundação Nova Era Jean Pina: “Estas trocas são fundamentais para dar a conhecer cada parte da sua realidade local, criando parcerias que ajudam mais e melhor”, sublinhou João Pina durante o encontro.
Nas próximas semanas, estão previstas reuniões entre representantes dos clubes para compreender de forma mais profunda as necessidades específicas de cada comunidade. Para assim avançar-se para uma colaboração estruturada e socioprofissional, em particular, junto da comunidade portuguesa em França, a mais numerosa das comunidades portuguesas na Europa.
Paralelamente, a Fundação Nova Era anunciou o lançamento de um novo projeto solidário focado na inclusão social de crianças em situação de vulnerabilidade. A iniciativa pretende concretizar o sonho de sete crianças da associação Main’Tenir et Grandir, uma instituição situada na periferia de Lyon, a terceira maior cidade da França, cujo lema — “Vivre ensemble et grandir en étant séparés de ses parents.” — reflete o compromisso de acompanhar crianças afastadas das suas famílias, promovendo o convívio, a proteção e o crescimento num ambiente de cuidado e afeto.
O objetivo primordial é oferecer a estas crianças uma experiência inesquecível, passando dois dias e duas noites na Disneyland Paris, uma experiência única onde a fantasia se entrelaça com a realidade. Uma ação solidária, que conta com o apoio vital de vários parceiros e beneméritos luso-franceses, entre os quais a Conselheira das Comunidades Portuguesas na região de Lyon, Emília de Macedo, a Associação Amis Motards 69, o empreendedor benfeitor Mário Fonseca, bem como as associações A.C.P.F., A.S.C.P.B., e as sociedades USBP, RSB78FR. As animações musicais Filipe Ribeiro, Marie Morgado e Famille também se associaram a esta causa social, contribuindo para que este sonho se torne realidade.
Daniel Bastos



