No menu items!
21.8 C
Vila Nova de Gaia
Segunda-feira - 14 Outubro 2024

EXCLUSIVO: “Gosto imenso de cozinhar, (…) fazer alguma coisa que também me lembra um bocado Portugal”

Destaques

Raquel Barquina (Esquerda)

Nome: Raquel Barquinha Luz

Idade: 51 anos

Profissão: Gestora de Programas no Serviço Externo na Comissão Europeia

Onde vive: Entre Bruxelas e Cabul

Há quanto tempo está fora de Portugal: 9 anos

Como é que faz ou como é que faz para matar as saudades de Portugal: Em Bruxelas, isso é extremamente fácil porque a oferta de serviços, produtos é ótima. Há ótimos restaurantes de comida portuguesa e também não é assim tão diferente a gastronomia.

Tenho algumas facilidades para me deslocar a Portugal. Mas sinto que realmente o país está muito próximo, de várias formas; na cultura, na forma em que é um país que acolhe muitos portugueses e, portanto, não me sinto fora do contexto em quase nenhum sentido. Em Cabul as saudades acho que são muito maiores, e confesso que a única forma de eu manter essa ligação e de as “matar” é fazer muito mais chamadas regulares com família, mas também com amigos, com conhecidos, e ler um pouco as notícias, sobretudo a secção do país.

Depois, como gosto imenso de cozinhar, acabo sempre por cozinhar e fazer alguma coisa que também me lembra um bocado Portugal, naturalmente, pratos que nos são muito familiares, arroz, etc. coisas assim simples mas tento no máximo, não estar fora mais do que dois meses.

Ver Também

Memórias da ditadura revisitadas no FOLIO – Festival Literário Internacional de Óbidos

O historiador Daniel Bastos (esq.), acompanhado do fotógrafo Fernando Mariano Cardeira (ao centro) e do tradutor Paulo Teixeira (dir.),...