No menu items!
20 C
Vila Nova de Gaia
Segunda-feira - 14 Outubro 2024

Grijó volta a ser capital equestre

Destaques

O evento hípico decorre de 26 a 28 de julho e tem várias atividades complementares em agenda. O programa completo será apresentado no domingo, no Centro Hípico na Freguesia de Grijó. Provas de perícia hípica, saltos de obstáculos, passeios de charrete, apresentações equestres e percursos pedestres (Rota do Corço), entre outras atividades, emprestarão um dinamismo especial ao último fim de semana de julho em Macedo de Cavaleiros.

Isto porque o Centro Hípico de Grijó recebe durante três dias, de 26 a 28 próximos, o XI Encontro Equestre. Com os apoios do Município de Macedo de Cavaleiros, Junta de Freguesia de Grijó, Recanto Equestre, Planeta Equestre, Associação Grijó+Jovem, Instituto Português do Desporto e Juventude e Associação de Caçadores de Grijó e Vilar do Monte, o evento será dinamizado por várias escolas nacionais da modalidade e terá a recheá-lo um programa de animação musical e ainda um mercadinho, com cerca de 50 expositores locais.

O Centro Hípico de Grijó, recorde-se, recebeu há dois anos obras de ampliação e requalificação, num investimento global na ordem dos 500 mil euros. Que permitiu edificar um picadeiro coberto, servido por 16 boxes para cavalos, além de uma sala de arreios, uma zona para ração, dois espaços para lavagem dos animais, outro para depósito de serradura, uma área de armazenagem, uma nitreira e, ainda, uma bancada.

“A arte hípica tem uma componente estética especial e o Encontro Equestre de Grijó, além de ser já uma referência importante no calendário nacional da especialidade, tem-se tornado uma mais-valia para a dinamização social, económica e cultural de Macedo de Cavaleiros, atraindo participantes e visitantes, para desfrutar das atividades e funcionar igualmente como cartão de visita das potencialidades do concelho, em vários domínios. A iniciativa alarga o leque de opções culturais e desportivas no território”, frisa Benjamim Rodrigues, presidente do município.

“Temos desenvolvido ao longo dos últimos anos um esforço estratégico para valorizar o nosso património natural, as nossas tradições, usos e costumes, potenciando o turismo – uma das atividades mais importantes para o território e uma das nossas prioridades”, afirma Benjamim Rodrigues.

A entrada no XI Encontro Equestre é gratuita.

O programa completo do evento será apresentado no próximo domingo (14 de julho), às 17:30, no Centro Hípico de Grijó.

Ver Também

Memórias da ditadura revisitadas no FOLIO – Festival Literário Internacional de Óbidos

O historiador Daniel Bastos (esq.), acompanhado do fotógrafo Fernando Mariano Cardeira (ao centro) e do tradutor Paulo Teixeira (dir.),...