No menu items!
22.4 C
Vila Nova de Gaia
Sexta-feira - 18 Julho 2025

Inauguração da Feira da Caça e do Turismo em Macedo de Cavaleiros

Destaques

O concelho de Macedo de Cavaleiros, a capital da caça maior, é o epicentro do setor cinegético nacional desta quinta-feira a 2 de fevereiro, por ocasião da XXVII Feira da Caça e do Turismo e da XXIX Festa dos Caçadores do Norte, que têm como palco o Parque de Exposições do município.

Trata-se de um evento onde a natureza, a tradição e o turismo se unem. E é um certame que atrai milhares de visitantes a Macedo de Cavaleiros e que representa uma importante alavanca para a dinamização económica do concelho e da região, esperando a organização que a feira atraia mais de 25 mil visitantes.

O presidente da Câmara Municipal, Benjamim Rodrigues, considera que a feira “está a reforçar a sua atratividade, a ganhar cada vez mais escala e a dar passos seguros para se afirmar numa escala internacional”, posicionando Macedo de Cavaleiros “como um destino cinegético sustentável e competitivo”.

É neste contexto que se insere a realização da XVI Copa Ibérica de Cetraria e o VII Troféu Interpaíses, duas provas internacionais de referência que atraem muita visitação estrangeira, designadamente do mercado espanhol.

O setor da caça tem uma importância crescente na economia portuguesa, movimentando um valor estimado de 330 milhões de euros, impulsionando outros setores económicos, como a hotelaria e a restauração.

Exposições e prática de falcoaria, exposição de fauna viva, parque aventura, espetáculo equestre, trial todo-o-terreno, fazem parte do programa que vai ocupar os quatro dias do certame. Destaque, também, para o V Seminário sobre Turismo, onde serão abordadas novas oportunidades para tornar a fileira cinegética ainda mais atrativa também como produto turístico.

Paralelamente decorre também a «Rota do Javali», iniciativa inserida nos Fins de Semana Gastronómicos de Macedo de Cavaleiros. Trata-se de um prato de caça muito apreciado em toda a região transmontana, e os restaurantes concelhios aderentes vão mostrar pratos diferenciadores, como feijoada de javali, javali estufado no pote, ou arroz de javali. Uma verdadeira viagem de sabores que conquista todos os paladares.

Jornal Comunidades Lusófonas
Ver Também

Exclusivo: Presidente da Cruz Vermelha Portuguesa, “não basta ajudar, temos de integrar”

O Jornal Comunidades Lusófonas esteve em entrevista com o Presidente da Cruz Vermelha Portuguesa que já conta com 160...