Nesta edição apresentamos e graças à intervenção de Emmanuel Babled, um dos mais prestigiados designers internacionais de peças em vidro manual, foi possível o encontro entre a Vista Alegre e o saber-fazer de Murano, representado por Zilio, dando origem a uma colaboração fascinante e absolutamente inédita.
Um processo em estado de graça que convocou todo o talento, experiência e conhecimento dos melhores profissionais desta arte a nível global. Uma demonstração superior de artglass, num encontro de sabedorias, técnicas, inspirações e culturas que celebram a arte do vidro artístico – Incontra está disponível apenas na loja Vista Alegre no Chiado, em Lisboa.
Emmanuel Babled
Emmanuel Babled, nasceu em França, em 1967, licenciou-se em Design Industrial no Instituto Europeu de Design de Milão, em 1989. Em 1992 fundou o estúdio Emmanuel Babled. Desde 1995, cria objetos de vidro de luxo, loiça de mesa e peças únicas para marcas de renome como Baccarat, Bulgari e Venini. O seu trabalho abrange design industrial, mobiliário e iluminação para empresas de topo.
O trabalho de Babled foi exposto em grandes instituições, museus e galerias de todo o mundo, e foi apresentado nas principais publicações de design. Foi curador de exposições e lecionou na Domus Academy e na Eindhoven Design Academy. Os seus projectos estão presentes em museus como o MoMA, o Musée des Arts Décoratifs e o The Design Museum. A abordagem de Babled dá ênfase ao envolvimento direto com materiais, técnicas e culturas locais, misturando tradição com modernidade e sustentabilidade. Os seus projectos reflectem uma visão poética e transcultural que equilibra o artesanato com sensibilidades contemporâneas. Para Babled a criação é uma experiência partilhada com os locais e as pessoas que encontra. Mergulha no contexto da produção, absorvendo a essência de cada material – seja vidro de Murano, mármore de Carrara, pedra vulcânica siciliana ou fundição de bronze na Lombardia, entre muitos outros. Esta abordagem permite-lhe harmonizar-se com os artesãos locais, tirando partido dos seus conhecimentos e incutindo-lhes a sua própria visão criativa. Cada peça reflete uma narrativa única, misturando tradição e inovação. É uma celebração das qualidades intrínsecas dos materiais, onde cores, texturas e formas se fundem através do intercâmbio cultural.
Andrea Zilio
Nasceu em Veneza em 1966 e vive em Murano. Iniciou a sua carreira como artesão no sector do restauro de mobiliário antigo, mas a sua grande paixão pelo vidro levou-o, em pouco tempo, a obter a qualificação de “Primo Maestro” na fábrica de vidro Anfora, sob a orientação dos mestres Giulio Ferro e Luigi Buratto. Apaixonado pela execução de modelos antigos e com uma extraordinária delicadeza de mão, cedo começou a criar obras de sua autoria, nas quais exalta as técnicas tradicionais mais complexas numa vertente moderna, como o reticello, o incalmo, o zanfirico e o sommerso.
Grandes artistas e designers contemporâneos confiam-lhe a criação das suas prestigiadas obras em vidro. Destacam-se, por exemplo, as suas colaborações com Yoichi Ohira, Ritsue Mishima, Cristiano Bianchin, Michele Burato, Massimo Micheluzzi, Emmanuel Babled, Melvin Anderson, Peter Pelzel, Tristano di Robilan e muitos outros. Andrea Zilio leccionou na importante Pilchuck Glass School em Seattle (EUA) e colaborou ativamente com a Scuola Abate Zanetti em Murano. A primeira exposição das suas obras foi no “Aperto Vetro” em 1996 no Museu do Vidro de Murano onde, na secção de Vidro Contemporâneo, uma das suas obras está permanentemente exposta. Andrea participa na edição de 2018 do projeto “Double Signature” com os designers De Allegri / Fogale. É considerado pelos especialistas mais conceituados como um dos primeiros mestres do mundo no sopro de vidro não figurativo.