No menu items!
14 C
Vila Nova de Gaia
Quarta-feira - 22 Janeiro 2025

John da Silva: Cônsul-Honorário de Portugal em Perth na Austrália, fala sobre a comunidade portuguesa

Destaques

EXCLUSIVO

O Cônsul de Portugal na Austrália, John da Silva, iniciou as suas funções como Cônsul Honorário em Perth, Western Austrália há 7 anos. No Consulado Honorário de Portugal em Perth, há cerca de 4 mil cidadãos registados, no entanto, em Western Austrália, há cerca de 15 mil pessoas que não estão registadas. Estes já são a terceira e quarta geração de descendentes de portugueses na Austrália Ocidental. No total de portugueses na Austrália estima-se que haja mais de 50 mil portugueses registados a residir no país.

O Consulado Honorário de Portugal em Perth encontra-se aberto todos os dias úteis das 9h até as 13h, à exceção dos feriados australianos e portugueses.

Interior do Consulado de Portugal em Perth na Austrália.

As funções desempenhadas pelo Cônsul são todas relacionadas com os problemas que a comunidade portuguesa possa encontrar em Perth, bem como facilitar a vida às mesmas. “Somos muito procurados para fazer e renovar passaportes, fazer procurações e todo o tipo de certificados. Além de ser Cônsul Honorário sou também Justice of The Peace sobe a lei da Austrália Ocidental.”

A comunidade em Perth, é uma comunidade muito expressiva, mas também muito ativa, tem dois clubes de Portugueses, um a norte e outro a sul. Estes realizam eventos todos os meses como jantares com música ao vivo, onde se pode matar a saudade com o bacalhau e outros pratos típicos de Portugal.

Exterior do Consulado de Portugal em Perth na Austrália

Dentro de dois anos, um dos clubes que se localiza a sul de Perth, mais concretamente em Fremantle, irá abrir novas portas num novo espaço. Foi criado também há cerca de 5 anos pelo Consulado Honorário de Portugal em Perth, os prémios Cidadão do Ano da Austrália Ocidental, que reconhece os portugueses que residam neste Estado em diferentes categorias, como: Desporto; Comunidade; Negócios; Carreira Profissional e Juventude.

Além destas 5 categorias, há um vencedor geral que recebe o prémio de “Western Australian citizen of the year”. “Deixo aqui uma sugestão para os outros Consulados e Embaixadas de Portugal no mundo, de criarem estes prémios de forma a reconhecer e impulsionar os concidadãos a serem melhores nas suas comunidades, mas também fora delas.

O que “gostava de transmitir a todos os portugueses que estão emigrados aqui na Austrália, mas também no geral a todos os que fazem parte da nossa diáspora, é que nunca se esqueçam de onde vêm, não se esqueçam que são portugueses, que tem uma cultura riquíssima como uma língua igualmente muito rica.”

Transmitir estes valores portugueses aos filhos e netos e gerações seguintes, para que não percam a prática de falar português, “bem como as nossas tradições”. “Gostava também de deixar uma nota em especial a toda a comunidade da Austrália, que se venham registar como portugueses, porque é sempre uma mais-valia pois, é considerado um passaporte muito poderoso no mundo. Por último deixar à comunidade de Western Austrália esta nota, sobre as nossas instalações, que se sintam sempre bem-vindos, que seja um lugar de encontro de portugueses para portugueses, que seja também um espaço que se possa usar para reuniões ou outros assuntos não relacionados com a atividade consular.”

Para aqueles que estão em Portugal e estão a pensar vir para a Austrália, gostava o Cônsul disse que a Austrália devido, a ser um país recente, e um país cheio de oportunidades para todos, e que se forem bons trabalhadores, se tiverem espírito de sacrifício, este é um país que se pode ter um próspero futuro. “Estive em Portugal no final de 2023 e encontrei um país com muito boas oportunidades de investimento para futuros negócios e investimentos privados. Com isto encorajo também os portugueses que estão em Portugal na aposta do nosso país.” Finaliza desta forma John da Silva.

Ver Também

EXCLUSIVO: AICP – Academia Internacional da Cultura Portuguesa, às portas do 60º aniversário

O Jornal Comunidades Lusófonas esteve à fala com a Presidente Maria Regina Mongiardim da (AICP), Academia Internacional da Cultura...