No menu items!
22.1 C
Vila Nova de Gaia
Segunda-feira - 24 Junho 2024

John da Silva: Cônsul-Honorário de Portugal em Perth na Austrália, fala sobre a comunidade portuguesa

Destaques

EXCLUSIVO

O Cônsul de Portugal na Austrália, John da Silva, iniciou as suas funções como Cônsul Honorário em Perth, Western Austrália há 7 anos. No Consulado Honorário de Portugal em Perth, há cerca de 4 mil cidadãos registados, no entanto, em Western Austrália, há cerca de 15 mil pessoas que não estão registadas. Estes já são a terceira e quarta geração de descendentes de portugueses na Austrália Ocidental. No total de portugueses na Austrália estima-se que haja mais de 50 mil portugueses registados a residir no país.

O Consulado Honorário de Portugal em Perth encontra-se aberto todos os dias úteis das 9h até as 13h, à exceção dos feriados australianos e portugueses.

Interior do Consulado de Portugal em Perth na Austrália.

As funções desempenhadas pelo Cônsul são todas relacionadas com os problemas que a comunidade portuguesa possa encontrar em Perth, bem como facilitar a vida às mesmas. “Somos muito procurados para fazer e renovar passaportes, fazer procurações e todo o tipo de certificados. Além de ser Cônsul Honorário sou também Justice of The Peace sobe a lei da Austrália Ocidental.”

A comunidade em Perth, é uma comunidade muito expressiva, mas também muito ativa, tem dois clubes de Portugueses, um a norte e outro a sul. Estes realizam eventos todos os meses como jantares com música ao vivo, onde se pode matar a saudade com o bacalhau e outros pratos típicos de Portugal.

Exterior do Consulado de Portugal em Perth na Austrália

Dentro de dois anos, um dos clubes que se localiza a sul de Perth, mais concretamente em Fremantle, irá abrir novas portas num novo espaço. Foi criado também há cerca de 5 anos pelo Consulado Honorário de Portugal em Perth, os prémios Cidadão do Ano da Austrália Ocidental, que reconhece os portugueses que residam neste Estado em diferentes categorias, como: Desporto; Comunidade; Negócios; Carreira Profissional e Juventude.

Além destas 5 categorias, há um vencedor geral que recebe o prémio de “Western Australian citizen of the year”. “Deixo aqui uma sugestão para os outros Consulados e Embaixadas de Portugal no mundo, de criarem estes prémios de forma a reconhecer e impulsionar os concidadãos a serem melhores nas suas comunidades, mas também fora delas.

O que “gostava de transmitir a todos os portugueses que estão emigrados aqui na Austrália, mas também no geral a todos os que fazem parte da nossa diáspora, é que nunca se esqueçam de onde vêm, não se esqueçam que são portugueses, que tem uma cultura riquíssima como uma língua igualmente muito rica.”

Transmitir estes valores portugueses aos filhos e netos e gerações seguintes, para que não percam a prática de falar português, “bem como as nossas tradições”. “Gostava também de deixar uma nota em especial a toda a comunidade da Austrália, que se venham registar como portugueses, porque é sempre uma mais-valia pois, é considerado um passaporte muito poderoso no mundo. Por último deixar à comunidade de Western Austrália esta nota, sobre as nossas instalações, que se sintam sempre bem-vindos, que seja um lugar de encontro de portugueses para portugueses, que seja também um espaço que se possa usar para reuniões ou outros assuntos não relacionados com a atividade consular.”

Para aqueles que estão em Portugal e estão a pensar vir para a Austrália, gostava o Cônsul disse que a Austrália devido, a ser um país recente, e um país cheio de oportunidades para todos, e que se forem bons trabalhadores, se tiverem espírito de sacrifício, este é um país que se pode ter um próspero futuro. “Estive em Portugal no final de 2023 e encontrei um país com muito boas oportunidades de investimento para futuros negócios e investimentos privados. Com isto encorajo também os portugueses que estão em Portugal na aposta do nosso país.” Finaliza desta forma John da Silva.

Ver Também

Os Homens deste Governo que traíram os ex-combatentes

Este Governo tem os mesmos Homens que fecharam o centenário Instituto de Odivelas. Aguiar Branco numa coligação PSD/CDS, como ministro...