No menu items!
16.6 C
Vila Nova de Gaia
Sexta-feira - 19 Abril 2024

Jorge Sobrado novo Vice-presidente da CCDR Norte: áreas da Cultura e Património, Cooperação e Comunicação

Destaques

Natural do Porto, e licenciado em Ciências da Comunicação, Jorge Sobrado é professor convidado em diversas instituições de Ensino Superior, no Porto e em Coimbra. Dirigente da CCDR NORTE, IP entre 2021 e 2022, também é quadro superior da instituição desde 1999. Foi, desde dezembro de 2022 até fevereiro deste ano, diretor do Museu e Bibliotecas do Porto, no Município da cidade.

Antes desta nova fase exerceu funções de Diretor Municipal de Cultura e Património, em regime de substituição. Regressa à CCDR NORTE, IP para assumir as funções de Vice-Presidente para as áreas da Cultura e Património, Cooperação e Comunicação.

Este regresso acontece no contexto do reforço de competências das CCDR IP, consagrada pela entrada em vigor dos novos estatutos, a de 1 de janeiro do presente ano. Nesta nova configuração de serviços, a Cultura e Património é uma das áreas que a CCDR NORTE, IP passa a acolher, assumindo a sua governação regional em eixos como a salvaguarda do património cultural da Região, a programação e promoção cultural ou o incentivo à leitura e o acesso à informação, entre outras.

Aquando da sua passagem como diretor do Museu e Bibliotecas do Porto e Diretor Municipal de Cultura e Património, procedeu à reformulação da estratégia do Museu do Porto, lançou a “Biblioteca Errante” e a marca “Museu e Bibliotecas do Porto”. Tendo também sido responsável pela reabertura de núcleos como a Antiga Casa da Câmara, a Biblioteca Popular de Pedro Ivo, o Arqueossítio e a Casa da Poesia Eugénio de Andrade. Também coordenou a proposta de transferência da gestão do Palácio de São João Novo para o Município do Porto.

Entre 2017 e 2021, foi Vereador da Cultura, Património, Turismo e Marketing Territorial do Município de Viseu, onde trabalhava desde 2013, como Adjunto do Presidente da Câmara.

Em Viseu fundou o Museu de História da Cidade e o Polo Arqueológico da cidade, assim como o programa de financiamento a projetos culturais independentes “Viseu Cultura”, entre outros. No mesmo período, foi diretor da associação VISEU MARCA e, desde 2016, Gestor da Feira de São Mateus. Entre outras iniciativas, foi autor e programador do festival literário “Tinto no Branco”.

Em 2021 e 2022, assume o cargo de dirigente da CCDR NORTE, IP, com as responsabilidades de Estratégia e Relações Institucionais, e de coordenação das estratégias regionais de Cultura e Turismo.

Ver Também

EXCLUSIVO: O Mundo das grandes Indústrias Farmacêuticas

Fomos ao mundo das grandes empresas farmacêuticas a nível mundial e o destino levou-nos a Basileia, na Suíça, onde...