No menu items!
11.3 C
Vila Nova de Gaia
Sábado - 2 Março 2024

Jornada Mundial da Juventude já excede os 500 mil peregrinos

Destaques

A Jornada, a ter lugar em Lisboa, de 1 a 6 de agosto de 2023, vai contar com mais de 500 mil jovens de todo o mundo. Cujo tema abordado da Jornada ser da autoria do Papa.

Cerca de 550 mil peregrinos fizeram a sua pré-inscrição na Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Lisboa 2023, representando mais de 200 nacionalidades. Os países com maior expressão em número de inscrição são: Argentina, Brasil, Colômbia, França, Itália, México, Polónia, Portugal, Espanha, Estados Unidos da América.

“A Jornada Mundial da Juventude é um encontro de clara identidade católica, promovido diretamente pelo Papa que escolhe o lugar do encontro e convoca os jovens, próximos ou longe da Igreja, sendo aberta a todos aqueles que se sintam interessados ou atraídos por esta celebração”. Refere um dos membros da organização.

A JMJ é, simultaneamente, uma peregrinação e uma festa da juventude. Tendo os jovens como protagonistas, “a JMJ procura promover a paz, a união e a fraternidade entre os povos e as nações de todo o mundo”, reunindo todos os jovens que pretendam participar numa experiência de Igreja universal e de paz única.

No que diz respeito aos temas abordadas na Jornada, cabe ao Papa escolher o tema da JMJ e o ilustrar através de uma mensagem escrita para o efeito, orientando, assim, o caminho de preparação e a vivência da própria Jornada, como um tempo de peregrinação na fé, a evangelização e a catequese. “Maria levantou-se e partiu apressadamente» (Lc 1, 39)” é a citação bíblica escolhida pelo Papa Francisco como lema da JMJ Lisboa 2023.

A frase dá início ao relato da Visitação (a visita de Maria a sua prima Isabel), um episódio bíblico que se segue à Anunciação (o anúncio do anjo a Maria de que iria ser a mãe do Filho de Deus e que foi o tema da última JMJ, na cidade do Panamá). A JMJ Lisboa 2023 terá um novo modelo de catequeses – o Rise UP – que vai desafiar os jovens a refletir sobre grandes temas lançados no pontificado do Papa Francisco: Ecologia Integral, Amizade Social e Misericórdia e a abordarem temas estruturantes para a comunidade e mundo global.

A Jornada Mundial da Juventude visa proporcionar a todos os participantes uma experiência de Igreja universal, “fomentando o encontro pessoal com Jesus Cristo. É um novo impulso à fé, à esperança e à caridade de toda a comunidade do país de acolhimento”.

A JMJ Lisboa 2023 contará com diferentes acontecimentos ao longo da semana de 1 a 6 de agosto na cidade de Lisboa. Os Eventos Centrais incluem: a Missa de Abertura, que será presidida pelo Cardeal-Patriarca de Lisboa, D. Manuel Clemente, e decorrerá no Parque Eduardo VII; O Acolhimento, que será o primeiro momento de encontro entre os jovens e o Papa, é uma cerimónia com um caráter festivo e de oração para uma sociedade mais fraterna, decorrerá no Parque Eduardo VII; a Via-Sacra, uma experiência de oração pelas fragilidades do mundo aos olhos dos jovens e imersiva, que acompanha os passos de Jesus e que decorrerá no Parque Eduardo VII; a Vigília, um dos principais momentos da JMJ Lisboa 2023 “com o Santo Padre”, que será uma celebração com performance artística e Adoração ao Santíssimo Sacramento, a decorrer no Parque Tejo; e a Missa de Envio, a celebração final presidida pelo “Santo Padre” e com a presença de mais de mil bispos oriundos de todos os continentes, no Parque Tejo. A JMJ Lisboa 2023 contará também ao longo da semana, com diversas iniciativas dirigidas aos jovens de todo o mundo, como o Festival da Juventude e os encontros Rise UP.

Ver Também

Solidariedade e empreendedorismo: as marcas do percurso de Casimiro Gaspar na Flórida

A comunidade lusa nos Estados Unidos da América (EUA), cuja presença no território se adensou entre o primeiro quartel...