No menu items!
11.8 C
Vila Nova de Gaia
Sábado - 2 Março 2024

Jornadas Europeias do Património estão de volta

Destaques

Do almoço neolítico às danças medievais. Os Espetáculos, oficinas práticas, visitas guiadas: no próximo fim de semana, nos dias 22, 23 e 24 de setembro. Centenas de atividades vão assinalar as mil facetas do património vivo do país.

Participar num atelier de cozinha pré-histórica e num almoço neolítico; conhecer o Museu Nacional de Arte Antiga em 60 minutos; fazer uma visita guiada aos históricos órgãos de tubos da Igreja dos Clérigos; descobrir, numa oficina prática, como se trata a lã, da tosquia da ovelha ao novelo; participar num espetáculo de danças medievais no Castelo de Leiria; visitar o Convento de Cristo através de jogos de pistas, estas são algumas das çpropostas e atividades que pode fazer nos três dias do evento.

As Jornadas Europeias do Património (JEP 2023), este ano subordinadas ao tema Património Vivo. São centenas de atividades espalhadas por todo o país, com os mais variados formatos, de ateliers a visitas guiadas, de exposições a palestras e espetáculos, de encenações históricas a peddy papers. A lista de atividades disponíveis (que podem ser propostas por entidades públicas ou privadas até ao próximo dia 21) está em permanente atualização. Algumas das atividades têm um número limitado de vagas e exigem a inscrição prévia dos participantes.

As Jornadas Europeias do Património são uma iniciativa conjunta do Conselho da Europa e da União Europeia e realizam-se nos 50 países signatários da Convenção Cultural Europeia, envolvendo anualmente a participação de milhões de pessoas.

Em Portugal, as JEP são coordenadas pela Direção-Geral do Património Cultural (DGPC).

Ver Também

Solidariedade e empreendedorismo: as marcas do percurso de Casimiro Gaspar na Flórida

A comunidade lusa nos Estados Unidos da América (EUA), cuja presença no território se adensou entre o primeiro quartel...