No menu items!
12.3 C
Vila Nova de Gaia
Sexta-feira - 1 Março 2024

Lisboa: centro do debate sobre sustentabilidade urbana

Destaques

O Open House Europe Summit, tem lugar entre os dias 15 e 16 de dezembro, no Palácio Sinel de Cordes, e nas plataformas do youtube do Open House Europe.

A Trienal de Lisboa, que vai ter lugar entre os dias 15 e 16 de dezembro, apresenta no Palácio Sinel de Cordes o programa público do primeiro encontro anual do Open House Europe, um projecto de cooperação internacional co-fundado pela União Europeia. Três debates centrados na sustentabilidade da micro à macro escala na governação das cidades do futuro trazem especialistas de Barcelona, Milão, Bilbau, Porto e Lisboa. Em inglês, os debates são transmitidos em livestreaming no canal youtube do Open House Europe.

Sexta-feira 15 de Dezembro, às 16h30, arranca com o debate Governação, Arquitectura e Sustentabilidade. Como é que a cidade pode ser sustentável através das políticas públicas? O painel integra a Vice-presidente da Câmara Municipal de Barcelona para a Ecologia, Planeamento Urbano e Mobilidade Urbana, Janet Sanz, e Filipa Serpa, Vice-presidente do IHRU — Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana.

No Sábado às 10h, discute-se o tema Sustentabilidade no Planeamento Urbano, com os contributos de investigações relacionadas com escassez da água, ilhas de calor e sistemas de abastecimento, seguido de discussão aberta a toda a assistência. O debate será moderado pelo urbanista e fundador do Urbanistica Podcast, Mustafa Sherif, e contará com a participação de Aurora Carapinha, arquitecta paisagista, professora e autora de estudos sobre gestão da água, jardins e paisagens e sua relação com os sistemas naturais e a humanidade.

Às 11h40 de Sábado tem lugar o terceiro debate intitulado Alcançar a Sustentabilidade em Arquitectura que coloca em diálogo representantes de ateliers de arquitectura com iniciativas sustentáveis, como Francisco Adão da Fonseca, co-fundador da Oficina Pedrêz, um espaço de investigação do Porto, que tem explorado as áreas da ecologia sistémica e a subsistência habitacional e é Membro fundador da Architects Declare em Portugal e Gianandrea Barreca, do atelier milanês Barreca & La Varra, autor da primeira habitação social Carbono Zero na Europa.

Ver Também

EXCLUSIVO: Bem-Vindos ao Mundo das Novas Tecnologias: A Nanotecnologia é um mundo onde ainda há muito por descobrir

Eng. António Braz Costa, Diretor-Geral do CeNTI. Em entrevista ao CeNTI, Centro de Tecnologia e Inovação (CTI), o seu Diretor-Geral...