No menu items!
11.3 C
Vila Nova de Gaia
Sábado - 2 Março 2024

Maior projeto fotovoltaico flutuante da Europa vai estar no Alqueva

Destaques

Cerca de 100 mil painéis fotovoltaicos vão evitar a emissão de aproximadamente 30 mil toneladas de CO2 por ano. Foi lançado pela EDIA – Empresa de Desenvolvimento e Infraestruturas do Alqueva, o concurso para o fornecimento, instalação e licenciamento de quatro Unidades de Produção para Autoconsumo (UPAC).

Numa retrospetiva do caminho percorrido nas últimas décadas, após a inscrição do Alto Douro Vinhateiro no património mundial, é inevitável inferir que o Douro que temos hoje é uma região diferente da que conhecemos no passado, com progressos notáveis em todos os domínios da vida social, com uma visibilidade e notoriedade reforçadas no panorama mundial e com um papel preponderante na estratégia de desenvolvimento regional do Norte.

É no contexto deste balanço global, que é positivo, mas reconhecendo os desafios que se avizinham num quadro desafiante para a evolução de Portugal e do Norte na conjuntura europeia, que surge o “Douro: Caminhos do Conhecimento”. Afirmando-se como um exercício de reflexão prospetivo, o encontro tem como objetivo consolidar os ensinamentos do passado para melhor cimentar a projeção do presente e do futuro na Região.

Para além dos painéis de debate que constam do Programa, e da participação da Vice-Presidente da CCDR-NORTE, Célia Ramos, haverá espaço para o momento de entrega do prémio aos vencedores da primeira edição do Prémio Vinha Douro.

O Prémio Vinha Douro é uma iniciativa da CCDR-NORTE, através da Missão Douro, que tem como objetivo distinguir e promover as boas práticas nas intervenções em vinhas, elegendo o equilíbrio e a harmonia entre as soluções técnicas de inovação e modernização dos sistemas de cultivo e as medidas de preservação e salvaguarda de materiais e práticas tradicionais.

A iniciativa é feita em parceria com as Direções Regionais de Cultura e de Agricultura e Pescas do Norte, a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, o Instituto dos Vinhos do Douro e Porto, a Liga dos Amigos do Douro Património Mundial, a ADVID – Associação para o Desenvolvimento da Viticultura Duriense e Associação dos Viticultores Profissionais do Douro.

Ver Também

Solidariedade e empreendedorismo: as marcas do percurso de Casimiro Gaspar na Flórida

A comunidade lusa nos Estados Unidos da América (EUA), cuja presença no território se adensou entre o primeiro quartel...