No menu items!
12.3 C
Vila Nova de Gaia
Sexta-feira - 1 Março 2024

Mais de três dezenas de docentes vão à África do Sul com a Associação Raquel Lombardi

Destaques

A Associação Cultural e de Solidariedade Social Raquel Lombardi, instituição de utilidade pública, coordenadora do projeto europeu “Excellence Boost” levou mais de três dezenas de docentes europeus à África do Sul, para realização de ações de formação e intercâmbio, tendo em vista a aquisição de novas competências pedagógicas e a dotação de estratégias de comunicação intercultural.

Este intercâmbio, realizou-se entre 28 de agosto a 1 de setembro, possibilitando a quatro docentes madeirenses a troca de experiências com 32 docentes, oriundos de oito países, africanos, quatro, e europeus também quatro.

O projeto “Excellence Boost” é cofinanciado pela União Europeia, no âmbito do programa Erasmus+, vindo a acompanhar a estratégia europeia para as relações Europa-África. Este projeto tem como principal propósito aprimorar as competências pessoais e pedagógicas dos docentes e formadores, abrangendo todas as áreas de ensino, bem como cultivar uma cultura de excelência, ao nível da performance individual dos docentes, como também a nível organizacional.

A coordenadora do projeto, Raquel Lombardi, dá conta à imprensa que “o principal objetivo do projeto é proporcionar aos professores e formadores oportunidades para o desenvolvimento de novas habilidades e competências técnicas e pedagógicas transversais, nomeadamente no foro das competências digitais e da comunicação intercultural de qualidade”. O projeto visa o estabelecimento de redes colaborativas e a promoção da troca de experiências entre profissionais oriundos de diferentes espaços geográficos, neste caso, dos continentes Africano e Europeu.

A mobilidade dos professores desempenha um papel fundamental no seu desenvolvimento profissional e pessoal. Portanto, ao longo do projeto, serão realizadas várias atividades de mobilidade essenciais para o fortalecimento das competências do corpo docente, promovendo uma educação de excelência nos países participantes”, conclui.

Na apresentação do projeto a organização refere que as instituições de ensino confrontam-se com um conjunto de novos desafios, relacionados com as transformações culturais e tecnológicas. É por isso imperativo a compreensão das várias necessidades dos estudantes e dos educadores, tendo em vista a sua adaptação aos processos de digitalização do ensino, aprimoramento das competências de liderança e gestão de recursos, além da promoção da inclusão social e da saúde mental, num contexto de diversidade cultural e globalismo do conhecimento. O “Excellence Boost!” tem a duração de dois anos, vindo agregar escolas e organizações que atuam no campo do ensino profissional e que se destacam pela inovação.

Último trimestre do ano preenchido com mais eventos e ações de formação

Destaque-se que a Associação Raquel Lombardi, promoveu no início deste mês um conjunto de atividades integradas na 3ª edição da “Mark Madeira Wanderers” e prepara-se para organizar no final deste mês, um Curso de Formação de “MailArt na Educação”, em Câmara de Lobos, a 5ª edição do Festival Internacional de Guitarras e a 3ª Conferência Internacional de Saúde, no Funchal, entre outros eventos nos próximos meses de outubro e novembro.

Ver Também

EXCLUSIVO: Bem-Vindos ao Mundo das Novas Tecnologias: A Nanotecnologia é um mundo onde ainda há muito por descobrir

Eng. António Braz Costa, Diretor-Geral do CeNTI. Em entrevista ao CeNTI, Centro de Tecnologia e Inovação (CTI), o seu Diretor-Geral...