No dia 17 de Junho teve lugar no Cais de Gaia, a apresentação das marchas de S. João, que este ano celebra a sua 26ª edição. O Município pediu a colaboração de todas as freguesias para fazerem parte do desfile, mas apenas nove acederam. O ambiente estava animado e muito festivo, as cores reinavam e os temas eram bem atuais.
As freguesias têm de encontrar Associações da terra que se candidatem a apresentar a respetiva marcha em cada ano. Arcozelo esteve cerca de vinte anos sem participar. Quando este executivo tomou posse recomeçou a sua participação em 2019, seguiu-se a Pandemia e não houve marchas, mas em 2022 voltou a concorrer pontuando-se em segundo lugar; este ano foi a vitória completa com o primeiro lugar.
Este ano participaram nove freguesias, “mas a nossa é diferente porque não é levada a cabo por nenhuma Associação; é feita pela Academia das Artes”, afirma a Presidente da Junta de Freguesia Maria Adelina Pereira. A Academia das Artes faz parte da Junta de Freguesia pois não está constituída em Associação.
A Junta criou a Academia das Artes que desenvolve várias atividades que estimulam o bem-estar físico, intelectual, emocional e social. Não segue o mesmo conceito das Universidades Sénior, pois é para toda a gente de todas as idades, embora haja disciplinas mais dirigidas aos idosos.
A Academia das Artes tem um atelier com equipamentos necessários para as disciplinas de artes manuais. Na altura das Marchas “Temos um grupo de pessoas que trabalham, que se empenham e que fazem aqueles trajes, os elementos cenográficos, a letra da marcha, a música, um coreógrafo e profissionais de todas as artes que se juntam e trabalham para o mesmo fim”.
E este ano foi um sucesso. O tema do desfile teve foi “à volta da mesa”. Era a marcha e com a “animação” da mesa, o que se come na noite de S. João: as sardinhas, o pão, as azeitonas, tudo à volta da mesa. A marcha começou no Cais da Ribeira e desfilou até à frente da Gaiurb onde tem um largo e é ali que a marcha se apresenta perante todas as pessoas que estão nas bancadas a fazer a apreciação de cada marcha, e respetivo tema.
Vêm em cortejo durante a ribeira, pela rua. “Nós fazemos as nossas marchas uma semana antes porque para a semana é o cortejo do S. João no Porto.
Nas marchas de Gaia estariam presentes, para além do staff mais os marchantes, cerca de cem pessoas, e assistir estariam mais de um milhar. As pessoas eram muitas. E deixamos-vos aqui com o refrão da marcha vencedora.
Bairrista, rapioqueiro
Sempre na linha da frente
Para a festa e prá folia
Arcozelo diz: presente!
No céu, balões coloridos
Em honra de S. João
E vozes bem divertidas:
– Ó patego olha o balão