No menu items!
11.1 C
Vila Nova de Gaia
Sexta-feira - 1 Março 2024

Mosteiro de Alcobaça obtém prémio nacional de reabilitação urbana

Destaques

O arquiteto Eduardo Souto Moura, assina este projeto de reconversão do monumento em unidade hoteleira de 5 estrelas do Grupo Visabeira.

Pela 11.ª edição do Prémio Nacional de Reabilitação Urbana (PNRU), iniciativa da Vida Imobiliária com o alto patrocínio do “Governo da República Portuguesa, através do Ministério da Cultura, consagrou ontem à noite a reconversão do Claustro do Rachadouro do Mosteiro de Alcobaça, projeto assinado pelo arquiteto Eduardo Souto Moura, que deu origem ao Montebelo Mosteiro de Alcobaça Historic Hotel com o Prémio Nacional de Reabilitação Urbana (PNRU) na categoria de Turismo.” refere o comunicado.

Tendo tido lugar a cerimónia no Palácio Nacional da Ajuda com a entrega do Prémio Nacional de Reabilitação Urbana, considerada a mais relevante iniciativa de premiação da “excelência no setor imobiliário português”.

O prémio à “reconversão do Claustro do Rachadouro do Mosteiro de Alcobaça foi atribuído por um júri constituído por personalidades da área académica e profissional”.

A reconversão do Claustro do Rachadouro, no Mosteiro de Alcobaça, classificado como Monumento Nacional desde 1910 e integrante da Lista do Património Mundial da Unesco desde dezembro de 1989.

Naquela que é a sétima unidade hoteleira do Grupo Visabeira em Portugal, foi um projeto de grande complexidade no qual a empresa investiu 24,5 milhões de euros.

“O projeto teve a assinatura do prestigiado arquiteto Eduardo Souto Moura, cuja obra é reconhecida e valorizada à escala global, como atestou a atribuição do Prémio Pritzker em 2011, o mais relevante prémio internacional no universo da arquitetura”.

O conceito do arquiteto Eduardo Souto Moura para ressuscitar o vetusto edifício foi inspirado no minimalismo e desapego da vida conventual, limpando o mesmo das inúmeras intervenções mais recentes e recuperando o espírito que marcou o imóvel ao longo dos séculos.

“Esta visão de arquitetura conseguiu destacar o virtuosismo e qualidade de materiais nobres como a pedra, a madeira, as peles, o aço e o vidro, em perfeita união com as seculares raízes do edifício e o irrepreensível respeito pelas pré-existências e pela história do Mosteiro, acentuando desta forma a reversibilidade material que constitui uma referência desta intervenção”. Como enuncia o comunicado.

Para além do projeto, o arquiteto Eduardo Souto Moura foi, também, o responsável pelo design do mobiliário, especialmente desenvolvido para o hotel e pela decoração do espaço, onde integrou, inclusivamente, algumas peças de autor do seu colega e amigo Álvaro Siza Vieira.

Inaugurado em novembro de 2022 pelos Presidentes da República de Portugal e de Moçambique, e com a presença do ministro da Economia e do Mar em representação do Primeiro-ministro, “o Montebelo Mosteiro de Alcobaça Historic Hotel, unidade de 5 estrelas, está dotado com 91 unidades de alojamento, distribuídas por quartos singles e duplos; quartos familiares; suites e uma master suite e que é já uma enorme referência não só a título do turismo de lazer, como de eventos corporate.”

Ver Também

Já foi atribuído o primeiro Abono de Família de forma automática

A Segurança Social passou a enviar por sua iniciativa a comunicação da atribuição do Abono de Família, logo após...