No menu items!
7 C
Vila Nova de Gaia
Segunda-feira - 9 Dezembro 2024

“Mudar-me para cá foi uma das melhores decisões da minha vida”

Destaques

Nome: Simão Soares

Idade: 26 anos

Profissão: Engenheiro de software

Onde vive: Roterdão

Há quanto tempo está fora de Portugal: Um ano

Como é que faz para matar as saudades de Portugal: Vou a Portugal a cada dois meses e meio três meses, em relação à comida, a minha mãe faz-me alguma comida congelada que trago comigo e que me tem safado bastantes vezes quando chego a casa depois de um longo dia de trabalho sem qualquer vontade para cozinhar.

Durante os primeiros seis, sete meses fazia todos os dias chamadas de vídeo e a minha mãe ligava-me religiosamente todos os dias.

No que diz respeito às leituras, não leio nada de literatura em português, leio em inglês. Não vejo televisão portuguesa, não vejo televisão de todo, as séries filmes é tudo em inglês, assim como a música é sempre em inglês. Quase todos, ou grande parte do meu grupo de amigos do Técnico (Universidade) veio ou acabou por vir para a Holanda.

Comunidades portuguesas não conheço. Havia um restaurante português na rua do meu emprego, mas fechou recentemente.

Não costumo ir a convívios e outras atividades de comunidade, apesar de haver muitas comunidades de emigrantes aqui.

Não vou dizer que não penso em voltar, mas sinceramente, o única número que tenho na cabeça neste momento são 5 anos porque é o período durante o qual temos direito aos benefícios fiscais, mas só o tempo o dirá.

No geral, gosto muito de estar aqui. Esta tem sido, sem dúvida, a minha maior aventura. Tenho outras liberdades, tanto pessoais como profissionais, uma nova visão do mundo e novas ambições. Vamos ver como vai ser no futuro, mas até agora, mudar-me para cá foi uma das melhores decisões da minha vida.

Ver Também

Convicção

A força motriz da vida só pode ser a convicção. Num mundo incerto, mais do que hesitar pelo que...