No menu items!
12.3 C
Vila Nova de Gaia
Sexta-feira - 1 Março 2024

Nazaré vai ter um novo funicular

Destaques

A ligação entre a vila e o bairro da Pederneira vai ser mais rápida e sustentável. O Funicular da Pederneira estará pronto em 2026. Ao Elevador da Nazaré, inaugurado em 1889, juntar-se-á o Funicular da Pederneira. Esta infraestrutura vai tornar mais fácil, rápida e sustentável a ligação entre a zona urbana da vila e a Pederneira.

O Primeiro-Ministro visitou esse mesmo bairro, no ponto mais alto da Nazaré, como parte do roteiro do Governo Mais Próximo, que decorreu no dia 21 de setembro, no distrito de Leiria. No seu discurso, a mobilidade foi a palavra-chave.

“É verdade que não há liberdade sem mobilidade, mas também não haverá planeta sem outra mobilidade. Por isso, temos de mudar o paradigma”, afirmou.

António Costa apontou ainda para um futuro sem emissões de carbono: “Os dois funiculares formam um sistema de mobilidade integrada que, apoiado pelos outros meios de mobilidade, permitem que se possa fixar para a Nazaré essa ambição de ser a primeira vila de carbono zero”.

De acordo com a equipa que desenhou o projeto, 80% dos habitantes da Nazaré andam de carro. Desses, 60% usam-no para deslocações inferiores a dois quilómetros. O funicular é uma forma de tornar as deslocações mais sustentáveis.

O ascensor tem capacidade para 40 passageiros, prevendo-se o transporte de 300 pessoas por hora, em cada sentido. Será um meio de transporte de uso diário, para os cidadãos, e não uma atração turística.

O Funicular da Pederneira é um projeto incluído na reprogramação PRR/REPOWER. Os planos e estudos foram terminados em 2022, concluindo-se o projeto de execução de arquitetura e de especialidade de engenharia no segundo trimestre de 2023. As obras arrancam em 2024.

Ver Também

EXCLUSIVO: Bem-Vindos ao Mundo das Novas Tecnologias: A Nanotecnologia é um mundo onde ainda há muito por descobrir

Eng. António Braz Costa, Diretor-Geral do CeNTI. Em entrevista ao CeNTI, Centro de Tecnologia e Inovação (CTI), o seu Diretor-Geral...