No menu items!
12.3 C
Vila Nova de Gaia
Sexta-feira - 1 Março 2024

“Norte reúne-se em Mesão Frio para pensar o Alto Douro Vinhateiro”

Destaques

Durante o evento, serão distinguidos os vencedores da primeira edição do Prémio Vinha Douro. A CCDR-NORTE, em conjunto com a CIM do Douro e a Liga dos Amigos do Douro Património Mundial, promove no próximo dia 14 de dezembro, pelas 14h15, na Biblioteca Municipal de Mesão Frio, o evento “Douro: Caminhos do Conhecimento”.

Numa retrospetiva do caminho percorrido nas últimas décadas, após a inscrição do Alto Douro Vinhateiro no património mundial, é inevitável inferir que o Douro que temos hoje é uma região diferente da que conhecemos no passado, com progressos notáveis em todos os domínios da vida social, com uma visibilidade e notoriedade reforçadas no panorama mundial e com um papel preponderante na estratégia de desenvolvimento regional do Norte.

É no contexto deste balanço global, que é positivo, mas reconhecendo os desafios que se avizinham num quadro desafiante para a evolução de Portugal e do Norte na conjuntura europeia, que surge o “Douro: Caminhos do Conhecimento”. Afirmando-se como um exercício de reflexão prospetivo, o encontro tem como objetivo consolidar os ensinamentos do passado para melhor cimentar a projeção do presente e do futuro na Região.

Para além dos painéis de debate que constam do Programa, e da participação da Vice-Presidente da CCDR-NORTE, Célia Ramos, haverá espaço para o momento de entrega do prémio aos vencedores da primeira edição do Prémio Vinha Douro.

O Prémio Vinha Douro é uma iniciativa da CCDR-NORTE, através da Missão Douro, que tem como objetivo distinguir e promover as boas práticas nas intervenções em vinhas, elegendo o equilíbrio e a harmonia entre as soluções técnicas de inovação e modernização dos sistemas de cultivo e as medidas de preservação e salvaguarda de materiais e práticas tradicionais.

A iniciativa é feita em parceria com as Direções Regionais de Cultura e de Agricultura e Pescas do Norte, a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, o Instituto dos Vinhos do Douro e Porto, a Liga dos Amigos do Douro Património Mundial, a ADVID – Associação para o Desenvolvimento da Viticultura Duriense e Associação dos Viticultores Profissionais do Douro.

Ver Também

EXCLUSIVO: Bem-Vindos ao Mundo das Novas Tecnologias: A Nanotecnologia é um mundo onde ainda há muito por descobrir

Eng. António Braz Costa, Diretor-Geral do CeNTI. Em entrevista ao CeNTI, Centro de Tecnologia e Inovação (CTI), o seu Diretor-Geral...