O novo Laboratório de Nano Caracterização e Materiais Avançados (Nanova) da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, foi inaugurado no Campus da Caparica, Almada, e permitirá impulsionar a investigação na área dos materiais avançados sustentáveis e a capacidade de investigação científica nacional, particularmente na Região de Lisboa e Vale do Tejo.
“A sessão de inauguração incluiu um momento de descerramento da placa pelo Presidente da República”, Marcelo Rebelo de Sousa, pela Ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Elvira Fortunato, e pela Ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa.
O Nanova é um laboratório que tem por “objetivo fornecer soluções da área da nano-análise e nanoimpressão, e que irá apoiar o desenvolvimento e inovação de novos materiais, produtos e sistemas”, refere o comunicado de imprensa. Está inserido no Centro de Investigação de Materiais do Instituto de Nanofabricação, Nanomodelação e Nanoanálise (CENIMAT|i3N), cuja investigação incide, principalmente na eletrónica sustentável, eletrónica transparente e eletrónica de papel.
O novo Laboratório de Nano Caracterização e Materiais Avançados Nanova conta com equipamentos tecnológicos de ponta, com impacto na transferência de tecnologia para diversos setores industriais a nível regional, nacional e internacional.
“A cerimónia de inauguração contou com as presenças do reitor da Universidade Nova de Lisboa, João Sàágua, do diretor da FCT Nova, José Júlio Alferes, e do diretor do CENIMAT|i3N, Rodrigo Martins.”