No menu items!
11.8 C
Vila Nova de Gaia
Sábado - 2 Março 2024

“Núcleo da Fraternidade de Núcleo de Nuno Álvares da Murtosa”

Destaques

Uma vez Escuta, sempre Escuta!

Foi este o lema que levou um grupo de escuteiros, fora do ativo e mantendo sempre o espírito escutista quisessem tornar-se úteis à sociedade.

António Vítor Cardoso, João Branco e João Paulo Rebelo agendaram uma reunião prévia com elementos pertencentes à Fraternidade Nuno Álvares da Região de Aveiro (Águeda e Borralha), com o intuito de se tornarem ativos em prol da população.

A partir daqui, iniciaram os contactos com antigos elementos escutistas que estivessem disponíveis para concretizar este “sonho”.

Em 9 de Abril de 2003, o “sonho” torna-se realidade, tendo como líder o António Vítor Cardoso, nascendo assim o Núcleo da Fraternidade Nuno Álvares da Murtosa.

O Núcleo foi fundado com 21 elementos, que em comum tinham um passado como escuteiros e que se propunham a viver o escutismo adulto.

Ao longo dos anos o Núcleo da FNA da Murtosa tem vindo a afirmar-se como um pilar no apoio a comunidade paroquial e civil da Murtosa, sendo o seu trabalho reconhecido das mais diversas formas quer a nível regional, quer a nível nacional. Prova disso mesmo é a passagem de elementos do Núcleo da FNA da Murtosa, pela Mesa do Conselho Regional e pela Direção Regional da FNA, contribuindo assim, para um bom funcionamento da Região de Aveiro.

Em março de 2012, o Divino Chefe chamou para junto de si, o seu líder, António Vítor Cardoso, não sem antes, ele deixar uma vontade expressa “Não deixem acabar o Núcleo da Fraternidade da Murtosa”.

Não foi fácil superar a sua perda, mas com determinação e entreajuda elegeram uma nova direção e continuaram o trabalho que vinham a desenvolver até aí.

Recentemente, o Núcleo sofreu mais um revés na sua existência. Perdeu, o seu assistente espiritual, Padre António da Graça Cruz. Um homem que com a sua simplicidade e humildade mostrou a melhor forma de viver em sociedade.

O núcleo continua ativo e disponível para todos aqueles que da sua ajuda necessitem, em prol do bem da comunidade.

A Associação coloca-se sob proteção de S. Nuno de Santa Maria, seu Patrono, e toma-o por exemplo de Fé, Humildade, Espírito de Serviço e Abnegação, para ser seguido por todos os seus Associados.

A FNA da Murtosa é neste momento constituída por cerca de 20 associados e tem uma presença ativa na comunidade, sendo que a sua sede se situa na antiga Escola do Ribeiro, cedida pela Câmara Municipal da Murtosa, e inaugurada em maio de 2008, pelo então Presidente da Câmara Municipal, Santos Sousa.

Ver Também

Solidariedade e empreendedorismo: as marcas do percurso de Casimiro Gaspar na Flórida

A comunidade lusa nos Estados Unidos da América (EUA), cuja presença no território se adensou entre o primeiro quartel...