No menu items!
11.1 C
Vila Nova de Gaia
Sexta-feira - 1 Março 2024

EXCLUSIVO: “Nunca fiquei com o Bacalhau retido”

Destaques

Nome: Renato Roldão

Idade: 44 anos

Há quantos anos vive fora de Portugal: 16 anos

Onde vive: Pequim, China

Profissão: Diretor-Geral da Empresa e Responsável pela área de Transição Verde
Como faz para matar as saudades de Portugal: Vou pelo menos uma vez por ano a Portugal. Às vezes duas vezes. Sou da Marinha Grande. A minha terra de adoção é Lousada, e quando vou a Portugal, vou para Lousada.

Agora com as redes sociais é mais fácil. Falamos com o whatsapp e com o wechat. E usamos essa aplicação, para falar com a família, com os amigos. Temos aqui uma aplicação que podemos ver todos os canais portugueses, e acompanhar as notícias. Quando vim para cá era difícil ter acesso a comida portuguesa, mas hoje em dia já há através das redes de importação, dos supermercados, já se consegue encontrar o básico.

Pelo menos uma ou duas vezes por semana cozinhamos comida portuguesa, às vezes convidamos amigos, e vêm cá a casa. E quando vamos a Portugal trazemos algum Bacalhau. Nunca fiquei com o Bacalhau retido. Às vezes também trazemos alguns enchidos, mas aqui já se consegue encontrar alguns.

Não necessariamente Portugueses, mas espanhóis, que têm feito algum investimento, e também tem havido alguma promoção de carne de porco, porco ibérico, há projetos ibéricos relacionados com a suinicultura entre Portugal e Espanha. Os espanhóis têm muitos enchidos aqui e conseguimos encontrar enchidos espanhóis muito próximos do sabor dos portugueses.

A música, também é importante, com os canais de música, fazemos algum intercâmbio musical entre as várias pessoas de vários países que às vezes nos encontros fazemos partilhas de músicas entre os vários países.

Vou muitas vezes a Portugal, não querendo exagerar, penso que vou umas 7 vezes por ano. Aqui há lojas portuguesas onde compro produtos portugueses com bastante facilidade. Há muitos restaurantes portugueses que dá para matar a saudade, quando nos apetece a comida portuguesa. Cultura também há uma grande comunidade portuguesa muito diversa.

Ver Também

Já foi atribuído o primeiro Abono de Família de forma automática

A Segurança Social passou a enviar por sua iniciativa a comunicação da atribuição do Abono de Família, logo após...