No passado sábado, dia 28 de outubro, o designer de moda Nuno Gama assinalou os 30 anos da sua marca com a realização de um desfile a solo e aberto ao público, no Castelo de São Jorge, em Lisboa. Cerca de 100 “looks”, apresentados ao longo do Castelo, o desfile dividiu-se entre a apresentação da coleção FW23 Essência, e o lançamento da coleção cápsula, que realizou em parceria com o Sport Lisboa e Benfica.
A banda sonora do desfile ficou a cargo da Charanga e da Orquestra Sinfónica da GNR, da batida de adufe e voz de Edgar Valente e o poema Ser da autoria de Pedro Freitas, o Poeta da Cidade.
A Coleção FW23 – Essencia
A coleção Essência assinala os 30 anos da marca Nuno Gama e não poderia deixar de ser uma celebração e homenagem da identidade e essência portuguesas. “Da inquietação de um rei que alterou fronteiras porque decidiu fazer um país, ao trabalho de um artista que cruza influências tão diversas quanto os territórios que os portugueses percorreram pelo mundo”. A coleção combina os habituais códigos de alfaiataria com o humor da marca, cruzando a sobriedade clássica dos blazers e fatos com apontamentos mais arrojados em padrões de forros, emblemas e cortes. Um padrão inspirado nas geometrias do trabalho do Mestre José Guimarães dá vida a blusões de penas e bombers. Surgem ainda armaduras pós-modernas e patchworks multicoloridos, numa paleta onde dominam os tons mais austeros como o preto, cinza e vermelho
Nuno Gama X Sport Lisboa e Benfica
O lançamento da coleção “Nuno Gama X Sport Lisboa e Benfica” marca o início da colaboração entre duas marcas de renome nas áreas do desporto e da moda, com o objetivo de desenvolver e aprofundar a ligação a públicos mais diversificados. “A forma como os adeptos expressam a sua relação emocional com os clubes evoluiu e os consumidores são também eles diferentes, pelo que se exigem aos clubes soluções inovadoras e adaptadas aos novos tempos. Se todos os setores de atividade precisam de acompanhar a evolução dos tempos, também o desporto e, em particular, os clubes de futebol devem encontrar novos produtos e novas formas de distribuição das suas marcas”, afirma José Gandarez, vice-presidente do Sport Lisboa e Benfica com o pelouro da área comercial e marketing.
“Quando o Benfica me convidou para esta colaboração, o entusiasmo foi imediato! Materializava-se a possibilidade de trabalhar com um clube que partilha os mesmos valores de identidade e glória em ser Português. A coleção reflete esse orgulho, tanto na qualidade dos materiais utilizados como na medalha que reinterpreta a Águia, o símbolo maior da sua grandeza. São peças que combinam códigos desportivos com elementos do quotidiano, para se tornarem acessíveis a todos”, afirma Nuno Gama.