No menu items!
17.6 C
Vila Nova de Gaia
Sábado - 14 Setembro 2024

“O Feirão” – um “cheirinho” de Portugal na capital de Andorra

Destaques

A praça Guillemó da capital do Principado de Andorra acolheu no domingo passado dia 9 de julho, a oitava edição do Mercado Tradicional – O Feirão, “uma organização do Grupo de Folclore Casa de Portugal”.

Os elementos do Grupo recriaram na praça de Andorra la Vella quatro zonas temáticas de forma a mostrar um cantinho lusitano. “Constituído por um espaço dedicado aos doces típicos como os pasteis de Belém e bolos caseiros variados confecionados pelos elementos do Grupo.” Refere o comunicado. Um espaço dedicado aos enchidos minhotos, azeite transmontano, brôa e diferentes tipos de pão.

A taverna fez as delícias das duas centenas de pessoas que visitaram o mercado e poderam degustar os bolinhos e pataniscas de bacalhau, bifanas, moelas, e como novidade deste ano, umas sardinhas fritas, isso sim, tudo regado com um “fresquinho vinho verde”.

O espaço que mereceu destaque foi o improvisado galinheiro onde os mais pequenos puderam interagir com os animais e mesmo ao lado encontravam-se os produtos do campo com todo o tipo de verduras produzidas pelos elementos do Grupo.
A nota tradicional esteve a cargo do Rancho Folclórico dos Residentes do Alto Minho em Andorra que com as suas danças e cânticos proporcionou momentos de convívio entre as duas associações e o público.


O Feirão contou ainda com a colaboração do Comu (Câmara Municipal) de Andorra la Vella (capital de Andorra), que se fez representar pela Vereadora de Juventude, Judith Ruiz e pelo Deputado do parlamento andorrano, Pere Baró, que quiseram marcar presença no evento cultural e de afirmação da portugalidade no Principado de Andorra.
A intensa agenda do Grupo de Folclore Casa de Portugal no decorrer de 2022/2023 encerra para o período de férias no próximo domingo, (dia 16 de julho) à tarde, com uma atuação de convívio no lar de idosos de Clara Rabassa.

Ver Também

Monumentos a Camões na Diáspora: símbolos identitários das comunidades portuguesas

2004 é o ano em que se comemoram os 500 anos do nascimento de Camões, o maior poeta português e símbolo cimeiro...