Segundo avançou notícia do governo, Portugal juntou-se à Aliança Internacional de Combate à Acidificação dos Oceanos (OA Alliance). Esta aliança internacional, que junta já 17 países, tem como missão combater a ameaça que a acidificação dos oceanos representa para os ecossistemas marinhos e para as economias costeiras que deles dependem.
Ao aderir à Aliança OA e ao aprovar o Apelo à Ação, os membros comprometem-se a criar um Plano de Ação OA Nacional para o Combate à Acidificação do Oceano.
Estes planos permitem aos governos aumentar a ambição de mitigar as emissões de dióxido de carbono e incluir medidas de ação para melhor compreender e responder à ameaça da acidificação do Oceano e a outros fatores de stress do sistema integrado oceano-atmosfera.
A Ocean Acidification Alliance (OA Alliance) é uma iniciativa voluntária que junta Governos e atores não governamentais, com vista ao combate e à mitigação da acidificação do Oceano.
A OA Alliance foi lançada em 2021 com vista aos seguintes objetivos principais:
Aumentar a consciencialização sobre a acidificação do Oceano; Promover a investigação sobre a acidificação do Oceano e Desenvolver soluções para mitigar os impactos da acidificação do Oceano.
A adesão de Portugal foi formalizada pela Secretária de Estado do Mar, Lídia Bulcão, que foi à Costa Rica a participar na Conferência Immersed in Change, que visa preparar a Conferência das Nações Unidas, que se realizará em França em 2025.