No menu items!
17 C
Vila Nova de Gaia
Terça-feira - 11 Novembro 2025

ONU marca Dia Internacional das Mulheres Juízas neste 10 de março

Destaques

Unsplash – Neste Dia Internacional das Mulheres Juízas, a ONU quer chamar a atenção para a entrada de magistradas nos espaços dos quais elas foram excluídas historicamente

Apesar de mais participação feminina na vida pública, elas continuam com baixa representação em postos de comando e decisão; número de mulheres em postos de liderança no Judiciário ainda é pequeno.

A presença de mulheres no Judiciário, como juízas e em outros postos de destaque, é fundamental para assegurar que os tribunais representem seus cidadãos, respondam as preocupações e confiram julgamentos sólidos.

Mulheres na justiça ajudam a aumentar a legitimidade das cortes, enviando um sinal claro e poderoso de que essas instituições estão abertas e acessíveis a todos que buscam pelos seus direitos.

Vidas afetadas por decisões do tribunal

Os postos altos, de liderança e comando no setor da justiça ainda são dominados por homens.

Neste Dia Internacional das Mulheres Juízas, a ONU quer chamar a atenção para a entrada de magistradas nos espaços dos quais elas foram excluídas historicamente.

O aumento da presença feminina nesses postos também ajuda a obter mais transparência e representação inclusive das pessoas cujas vidas são afetadas pelas decisões do tribunal.

Este ano, a ONU quer fortalecer a campanha Mulheres na Justiça e Mulheres para a Justiça. (Women in Justice, women for justice link em inglês).

A iniciativa quer celebrar a participação equitativa de mulheres em todos os níveis do Judiciário planeamento e executando estratégias para que elas ascendam cada vez mais.

O Dia Internacional foi instituído pela Assembleia Geral e incentiva todos os países-membros da ONU a promoverem as condições necessárias para que mais mulheres optem por uma carreira em todas as áreas da justiça.

Jornal Comunidades Lusófonas
Ver Também

DESTAQUE: WebSummit Lisboa dá o pontapé de arranque

Começa hoje, 10 de novembro, mais uma edição do Websummit Lisboa 2025, espera-se casa cheia, as baias já estão...