No menu items!
18 C
Vila Nova de Gaia
Terça-feira - 11 Novembro 2025

“Óscares dos livros de cozinha” premeiam obra com forte contributo da ESHTE

Destaques

Artigos académicos de professores e estudantes da Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril (ESHTE) ajudaram a conquistar o 1.º lugar na categoria “Best Food Design Theory Book in the World”, no âmbito dos Gourmand Awards.

A última edição dos Gourmand World Cookbook Awards distinguiu a obra Experiencing and Envisioning Food: Designing for Change, que conta com um relevante contributo da Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril, com o primeiro lugar na categoria “Best Food Design Theory Book in the World”.

Tidos como os “Óscares dos livros de cozinha”, os prémios, que desta vez foram atribuídos durante o Cascais World Food Summit, reconhecem anualmente os melhores livros e projetos editoriais no domínio da investigação em gastronomia e design alimentar. Áreas em que a ESHTE e tem notabilizado, enquanto instituição de referência no domínio do ensino.

Com a chancela da CRC Press/Taylor & Francis Group, e coeditada por Maria José Pires, docente da ESHTE, a publicação agora premiada reúne precisamente investigações na área da gastronomia, design alimentar, sustentabilidade e práticas sociais, sendo fruto do 3.º Congresso Internacional Food Design and Food Studies. Em vários capítulos, o livro dá à estampa artigos elaborados por professores e estudantes da Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril.

Entre eles encontram-se os contributos “Co-creating a meaningful food literary experience. A Taste of Cascais”, por Maria José Pires, Ricardo Bonacho, Cláudia Mataloto e António Ribeiro; “The ‘Matchmaker’: From food & literary studies to reception & memory studies”, por Alcinda Pinheiro de Sousa, Elena Bollinger, Maria José Pires e Ricardo Bonacho; “Depicting the Setúbal Peninsula cuisine. Influences from the sea, mountains, and river in the regional food and restaurant models”, da lavra de Fábio Pereira, Maria José Pires e Maria Manuela Guerra; e “Development and acceptance of sourdough breads fermented by endogenous yeasts of Pyrus communis, Malus domestica and Pistacia lentiscus”, assinado por Paulo Vicente, Maria José Pires e Nelson Félix.

No domínio gastronómico, além da licenciatura de ‘Produção Alimentar em Restauração’, e dos mestrados em ‘Food Design’, ‘Inovação em Artes e Ciências Culinárias’ e ‘Segurança e Qualidade Alimentar em Restauração’, a ESHTE providencia ainda outras formações avançadas, como sejam as de ‘Segurança Alimentar em Catering’, ‘Design for Food’ e, ainda, ‘Artes Culinárias’.

Para Carlos Brandãopresidente da Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril, “esta nova distinção ganha especial relevo por ser a primeira vez que a cerimónia dos Gourmand Awards se realizou em Portugal, reunindo mais de 800 profissionais de gastronomia de 82 países”.

Experiencing and Envisioning Food: Designing for Change encontra-se disponível em acesso aberto, podendo ser consultada neste link.

A próxima edição dos Gourmand Awards terá lugar ainda este ano em Riade, na Arábia Saudita, dando continuidade a uma tradição que há três décadas promove a valorização internacional da cultura gastronómica e dos seus intervenientes.

MSImpacto

Jornal Comunidades Lusófonas
Ver Também

DESTAQUE: WebSummit Lisboa dá o pontapé de arranque

Começa hoje, 10 de novembro, mais uma edição do Websummit Lisboa 2025, espera-se casa cheia, as baias já estão...