No menu items!
11.1 C
Vila Nova de Gaia
Sexta-feira - 1 Março 2024

Para os amantes da natureza: A Figuerinha Ecoturismo está a organizar um conjunto de programas especiais

Destaques

A Figueirinha Ecoturismo está a organizar um conjunto de iniciativas especiais até à Páscoa. É um turismo num espaço rural, inserido em plena natureza, num vale povoado por sobreiros e oliveiras centenárias. O evento vai decorrer todo o mês de fevereiro prolongando-se até ao dia 2 de abril, onde a primavera já vai bem alta.

“O contacto com a natureza, a imersão no silêncio do vale, interrompido pelo chilrear dos pássaros e pelo vento que atravessa as folhas e a contemplação de milhões de estrelas e constelações, são os nossos cartões de visita. É tudo isto que queremos mostrar-lhe para que abrace a natureza e a sua proteção passe a ser uma das suas principais missões de vida.”

Convite à florestação e caminhada de manutenção do trilho circular da Nossa Senhora das Neves (Rota Vicentina) entre os dias 10 e 11 de Fevereiro

Tem início pelas laranjeiras e mais árvores de fruto, passamos aos sobreiros, medronheiros e cedros. Plantámos muito desde que chegámos à Figueirinha Ecoturismo. Mas queremos continuar a contribuir para enriquecer o nosso ecossistema, oferecer à natureza e ao vale novos recursos, plantas autóctones que irão contribuir para a captura e sequestro de carbono. No sábado, anterior ao Carnaval convidamo-lo a vestir a pele de semeador, ajudar a florestar e apadrinhar uma planta à sua escolha. Mais tarde partilhamos uma refeição vegetariana (15 euros por pessoa) à volta da fogueira.

No dia seguinte, domingo, numa caminhada de manutenção do percurso circular da Nossa Senhora das Neves encontrará algumas das espécies autóctones que subsistem na nossa região e que fazem dos campos em nosso redor um lugar tão especial.

Caminhada noturna no dia 24 de fevereiro

A silhueta do porte centenário dos sobreiros ganha tons prateados desenhada pela luz em noites de lua cheia. É neste cenário misterioso, de um silêncio quebrado apenas pelos passos e pelo farfalhar das folhas que “convidamos os nossos hóspedes a uma caminhada noturna iluminada apenas pela natureza, uma experiência única de introspeção, de imersão e conexão com os elementos.” A paisagem ganha outro relevo na Senhora das Neves, colina a 270 metros de altura e na subida ao marco geodésico, com a iluminação das aldeias a interromper a noite e a convidar-nos a identificar as localidades vizinhas.

Lá bem em cima, no regaço de uma azinheira, faremos um piquenique regado com vinho quente com especiarias, chá de ervas e algumas histórias da região e das personagens que cresceram em Vale Figueira. O preço do piquenique é 15 euros por pessoa.

Programa “Abraça a natureza” – Páscoa 2024 – 23 março

Artes manuais rústicas

Passeio pedestre, ao início da tarde, em Vale Figueira e no percurso circular da Senhora das Neves para contacto com a paisagem da região e recolha de materiais naturais como pequenos pedaços de cortiça, madeiras, pedrinhas, folhas e outros para aplicação em espanta-espíritos, quadros, esculturas, enfim, tudo o que a imaginação sugerir. (5 euros por pessoa).

Para quem gosta de comer mais vegetais do que carne sempre há a opção do Jantar vegetariano,20 euros para adultos; 15 euros pré-adolescentes e adolescentes; 10 euros crianças até aos 10 anos; com bebidas incluídas). Entrada: Tiborna de espargos, queijo da ilha e rúcula; Prato principal: Hambúrgueres vermelhos com quinoa e legumes salteados; Sobremesa: fruta

Passeio pedestre em noite de lua cheia 25 Março

A paisagem ganha outro relevo na Senhora das Neves, colina a 270 metros de altura e na subida ao marco geodésico, com a iluminação das aldeias a interromper a noite.

Lá bem em cima, no regaço de uma azinheira, faremos uma pausa regada com vinho quente com especiarias, chá de ervas e algumas histórias da região e das personagens que cresceram em Vale Figueira. 6 km (gratuito). Com piquenique opcional (15 euros por pessoa; 10 euros criança)

Workshop de cozinha selvagem na nossa fogueira de chão – 26 Março

Com início às 11h da manhã, seguido de almoço, este workshop consistirá em cozinhar todos os ingredientes no fogo de chão utilizando diversas técnicas. Os preços não são muito elevados, 20 euros para adultos, 15 euros pré-adolescentes e adolescentes, e 10 euros crianças até aos 10 anos.

Atividade na horta (gratuita)

Esta é a parte para quem gosta de mexer e remexer a terra, dizem que é um bom exercício e que faz muito bem para sofre de stresse. É a época de plantar alfaces, aipo, agrião, alho-francês, espinafres, batatas, beterraba, couves, brócolos, canónigos (ou alface de cordeiro) e cebolas, limpar ervas e sachar a horta.

Passeio pedestre São Luís-Pêgo das Pias (13 km) – 28 Março

Por campos agrícolas, montados, matos e a ribeira do Torgal, este é um percurso muito variado e de beleza ímpar. (guiado com piquenique, 15 euros pessoa; sem piquenique, 5 euros pessoa; transfer incluído). Toda a natureza ao seu dipôr.

Visita à fábrica de chocolate da Beatriz

Para os mais gulosos este é o espaço ideal para fazer uma paragem. A seguir ao passeio pedestre, rumamos à fábrica de chocolates artesanais da Beatriz, um ex-libris de Odemira e ponto de passagem obrigatório para provar chocolates biológicos com vista para o rio Mira e para a vila.

Artes manuais rústicas – 30 Março

Passeio pedestre, ao início da tarde, em Vale Figueira e no percurso circular da Senhora das Neves para contacto com a paisagem da região e recolha de materiais naturais como pequenos pedaços de cortiça, madeiras, pedrinhas, folhas e outros para aplicação em espanta-espíritos, quadros, esculturas, enfim, tudo o que a imaginação sugerir, (5 euros por pessoa).

Ovos de Páscoa

Mais uma daquelas atividades que brotam da criatividade de cada um, ou do saber fazer para os verdadeiros artistas, mas é sempre um bom exercício que estimula o senso imaginativo. Sessão de pintura dos ovos de Páscoa com aguarelas.

Jantar vegetariano

É tempo de comida saudável e amiga do ambiente, e os preços não são muito elevados, 20 euros adultos, 15 euros pré-adolescentes e adolescentes, 10 euros crianças até aos 10 anos, com bebidas incluídas). Entrada: Sopa de gengibre e abóbora; Prato principal: Empadão de beringela e batata-doce; Sobremesa: Bolo de cenoura e chocolate.

Ovos de Páscoa – 31 Março

Caça aos ovos de Páscoa seguida de prémios com produtos da Figueirinha Ecoturismo para todos os participantes.

Passeio pedestre Praia do Malhão-Vila Nova de Milfontes (10 km) – 2 de Abril

As falésias imponentes que fazem da Costa Vicentina e do Sudoeste alentejano um local tão especial e magnífico são aqui uma constante. E o mar livre, selvagem, manifesta-se no bater das ondas nas arribas xistosas dum litoral único. (guiado com piquenique 15 €/pessoa; sem piquenique, 5 €/pessoa; transfer incluído)

Programas opcionais para o período da Páscoa

Aulas de “Yoga” com a professora Romy (num mínimo de 2 pessoas; 10 euros por pessoa). Um dia de sauna (110 euros). Tem um leque de opções para passar bons momentos na natureza e fazer parte dela. Inspire e expire, está na hora de ter momentos de felicidade a um custo modesto.

Ver Também

EXCLUSIVO: Bem-Vindos ao Mundo das Novas Tecnologias: A Nanotecnologia é um mundo onde ainda há muito por descobrir

Eng. António Braz Costa, Diretor-Geral do CeNTI. Em entrevista ao CeNTI, Centro de Tecnologia e Inovação (CTI), o seu Diretor-Geral...