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Domingo - 15 Setembro 2024

“Pasta Medicinal Couto”, nas bocas de mais de 11 países

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Em conversa com Cláudia de Sousa França, Diretora Técnica da Pasta Couto, revelou-nos o segredo do sucesso da Couto S.A., a sua evolução desde 1918 até aos dias de hoje. Têm sido anos de uma aposta na pasta dentífrica, que passou por muitas fazes, tendo sido criada na altura da Sífilis, a “Pasta Medicinal Couto”. E continuam manter-se “fiéis às tradições e aos valores”.

A Pasta Dentífrica Couto anteriormente designada “Pasta Medicinal Couto”, faz este ano 91 anos, no ano em que a Couto S.A. celebra o seu 105º aniversário.

A história da empresa começa em 1918, no largo de S. Domingos no Porto, com a sociedade Flôres e Couto.Em 1931, quando a administração passou inteiramente para Alberto Ferreira Couto, muda a designação para Couto, Lda.Um ano após se ter tornado o administrador exclusivo da empresa, Alberto Ferreira Couto junta-se a um amigo dentista com o intuito de criar uma pasta dentífrica. Este amigo sugeriu então que se incluísse clorato de potássio o que contribuiria para o combate às infeções das gengivas, sobretudo causadas pela sífilis, nascendo a tão famosa “Pasta Medicinal Couto” que rapidamente se tornou no produto mais conhecido da Couto, Lda. e que se encontrava quase exclusivamente à venda em farmácias.

“Foram 105 anos em que Portugal mudou muito”, revela a Diretora, mas felizmente a marca conseguiu acompanhar essas “mudanças e evoluir no que nos parece ser a direção certa”. Evoluímos enquanto marca, mas mantendo-nos fiéis às tradições e aos nossos valores, crescemos sem desvirtuar quem somos – e isso é algo de que todos nos orgulhamos muito e que muito devemos ao nosso administrador Alberto Gomes da Silva, que liderou a empresa desde 1974.

A marca tem vindo nos últimos anos a fazer um esforço crescente de modernização, com a entrada de novos produtos para o portfólio, a criação da loja online e da primeira loja física da marca, na Rua de Cedofeita, na cidade do Porto, uma espécie de loja museu, que foi inaugurada em 2018 no preciso dia em que a marca completou 100 anos (29 de junho). Temos neste momento o dinamismo, a qualidade e a cultura e empresa para enfrentar os próximos 100 anos.

Exportam um pouco para todo o mundo. As exportações representam cerca de 5% da nossa faturação sendo mais representativo o mercado alemão, italiano e espanhol.

A faturação tem-se mantido no patamar de “um milhão de euros nos últimos anos”. O ano passado foi também feito um investimento de meio milhão de euros em maquinaria para a fábrica, para aumentar a nossa capacidade de produção.

Exportam essencialmente para 11 países: Alemanha, Polónia, Hungria, Letónia, França, Itália, Espanha, República Checa, Suécia, Canadá e Estados Unidos.

As exportações tiveram lugar no ano no ano de 2004, “o primeiro passo foi dado, através de um representante italiano que nos contactou na altura e que ficou com a exclusividade para a Europa, da nossa Pasta Dentífrica Couto de 120g”. Sabemos que para muitos portugueses residentes no estrangeiro, somos “um bocadinho de Portugal”, uma marca nostálgica, que os lembra de casa. Não só eles, mas os muitos clientes de outras nacionalidades que fomos conquistando, ajudam a levar a marca além-fronteiras.

O que lhes reserva para o futuro são os objetivos traçados e que passam por continuar a investir no portefólio e em criar novos produtos para os consumidores, sem desvirtuar quem somos. Mantendo-nos fiéis às tradições e aos nossos valores.

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