No menu items!
11.3 C
Vila Nova de Gaia
Sábado - 2 Março 2024

Paulo Cafôfo está em visita a Estrasburgo

Destaques

O Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas (SECP), Paulo Cafôfo, realiza uma visita às comunidades portuguesas e lusodescendentes em Estrasburgo, França. Na agenda leva um conjunto de iniciativas para melhorar o ensino de Português e com “organizações associativas, empresários, e outros membros da comunidade portuguesa”.

A deslocação, que decorreu entre ontem e hoje 30 de junho, “integra a inauguração da Delegação da Câmara de Comércio e Indústria Franco-Portuguesa na região, bem como contactos com autoridades locais e encontros com organizações associativas, empresários e demais membros da comunidade portuguesa.”

A agenda de encargos contempla a visita a alunos e professores da Seção Portuguesa de um colégio internacional, a uma empresa promovida por portugueses, reconhecida na França pelas suas boas práticas de restauro amigas do ambiente, tal como a duas associações, “uma das quais de cariz desportivo e a outra com um papel de relevo como ponto de encontro da comunidade local.”

Ensino de Português à distância, o recurso à digitalização

Destaca-se ainda o lançamento do Projeto-piloto do ensino à distância da língua portuguesa, que será anunciado no Collège International Vauban. Trata-se de uma resposta à situação concreta de dispersão de alunos nas zonas de Bordéus e Estrasburgo, que assim poderão beneficiar do ensino do português com recurso à digitalização.

A deslocação enquadra-se no conjunto de iniciativas junto da diáspora, para este mandato, denominado “Portugal no Mundo: Caminhos para a Valorização das Comunidades Portuguesas”, com o “objetivo de reforçar laços, aproximando os portugueses residentes no estrangeiro ao nosso país e, simultaneamente, contribuir para uma visão atual da nossa diáspora”. Refere nota de imprensa do Ministério dos Negócios Estrangeiros.

Ver Também

Solidariedade e empreendedorismo: as marcas do percurso de Casimiro Gaspar na Flórida

Casimiro Gaspar na Casa do Gaiato de Maputo, meritória instituição a favor das crianças e jovens moçambicanos, que tem...