No menu items!
11.3 C
Vila Nova de Gaia
Sábado - 2 Março 2024

Perlim ultrapassou os 120 mil visitantes, um crescimento de 21% face à edição anterior

Destaques

Com um balanço global muito positivo e um crescimento de público na ordem dos 21% relativamente ao ano anterior, a 15ª edição de Perlim terminou em ambiente de festa e celebração com o espetáculo de fogo de artifício no exterior do castelo. Em 2023, o parque temático natalício de Santa Maria da Feira ultrapassou os 120 mil visitantes, superando a marca dos 100 mil esperados pela organização. “A magia de Perlim regressa à Quinta do Castelo entre 23 de novembro de 2024 e 5 de janeiro de 2025.”

Apesar do mau tempo que se fez sentir, com muita chuva e persistente, que obrigou ao encerramento do parque temático de Natal num dos dias do evento e de cinco dias chuvosos que desaceleraram a visita, Perlim registou a melhor marca dos anos pós-pandemia e a segunda melhor de sempre, numa edição marcada pelo regresso do castelo à programação.

O desafio permanente das condições meteorológicas e o crescimento generalizado de iniciativas de Natal um pouco por todo o país não afetaram o posicionamento do evento, que se mantém como uma referência, tanto em Portugal como na vizinha Espanha. Graças à originalidade e diferenciação dos conteúdos que, ano após ano, transformam o palco natural da Quinta do Castelo e do ex-libris feirense em lugares mágicos na quadra natalícia, atraindo e fidelizando novos e diferentes públicos, em particular as famílias.

“Esta foi uma edição desafiante, de crescimento e afirmação de um projeto consolidado, que soma 15 edições marcadas pela longevidade, identidade, diferenciação e posicionamento no circuito de eventos de Natal realizados em Portugal”, sublinha a organização. Dos 21 dias de animação, intercalados entre 25 de novembro e 30 de dezembro, mais de metade registaram acima de 5 mil visitantes, sobressaindo os dias 8, 17 e 26 de dezembro, os três mais visitados desta edição.

Em termos de balanço, a equipa já está a desenhar a próxima edição, sendo certo que as sete personagens do evento – o Perlim, a Pimpim, a Fada Piri, a Plim, a Preciosa, o Pim e o Merlim – serão cada vez mais um dos motores da magia que se vive na Quinta do Castelo, e uma aposta para continuar e aprofundar ao nível do envolvimento nos espetáculos e áreas temáticas, bem como na interação com o público.

Nesta edição sobressaiu também o projeto colaborativo com o IPO do Porto, “que levou a magia de Perlim ao Serviço de Pediatria do Instituto e trouxe a magia e criatividade das crianças em internamento e consulta externa ao Castelo da Feira”, através da exposição “Os Superpoderes das 4 Estações”, visitada por mais de 70 mil pessoas. A vertente da responsabilidade social será para manter e reforçar em edições futuras, com o envolvimento de outras instituições no projeto.

A novidade nesta edição, foi a pista de gelo que se revelou uma aposta ganha para diferentes faixas etárias, sendo um conteúdo de animação e recreio para manter e reforçar em edições futuras, tal como o circo de Natal, que voltou a destacar-se na programação pelo segundo ano consecutivo.

Ao fim da segunda edição, o Mercado de Natal é claramente uma área intrínseca à programação natalícia, assumindo-se como um projeto ganhador em franco crescimento, que continuará a manter uma forte ligação a Perlim e terá uma nova configuração já no próximo ano.

Com cenografia renovada e novos espetáculos e áreas temáticas associados ao tema da próxima edição, Perlim vai regressar no final deste ano com um calendário mais alargado, ajustado aos feriados e pausas letivas de Natal. As portas da Quinta do Castelo vão abrir a 23 de novembro de 2024, depois da chegada do Pai Natal a Santa Maria da Feira na noite anterior, encerrando a 5 de janeiro de 2025.

Ver Também

Solidariedade e empreendedorismo: as marcas do percurso de Casimiro Gaspar na Flórida

Casimiro Gaspar na Casa do Gaiato de Maputo, meritória instituição a favor das crianças e jovens moçambicanos, que tem...