No menu items!
22.1 C
Vila Nova de Gaia
Segunda-feira - 24 Junho 2024

Pinho Neno: “Surpresas e revelações de Jesus”

Destaques

O auditório da Escola Padre António Morais da Fonseca recebe, hoje dia 25 de janeiro, pelas 16h00, a apresentação do livro “Surpresas e Revelações de Jesus”, a mais recente obra poética do escritor Murtoseiro Pinho Neno. A apresentação estará a cargo de Luísa Barbeiro. Com entrada livre.

Surpresas e revelações de Jesus”

Valente da Silva, fala sobre a obra de Pinho Neno. “Em geral, o processo de criação em Poesia é a transfiguração de uma moção espontânea extraída da vida em palavras ditas ou escritas. Assim, podemos catalogar de espontâneos os poetas que recorrem às emoções para criarem Poesia. Na minha maneira de ver, Pinho Neno é um caso de poeta espontâneo.

Daí, não ser difícil concluir que estes versos são repassados de uma personalidade de poeta intensamente introspetiva que narra em ritmos equilibrados o estado ora revolto ora remansoso de sua alma. Versos que são espelhos onde se refletem dúvidas, esperanças e inquietações íntimas do poeta.

O mote do conteúdo intrínseco desta obra está bem explícito no título que o autor deu ao livro.

E como não é possível em meia dúzia de linhas dissertar sobre os dois mil anos de História da Igreja Católica, resta-nos deixar o nosso testemunho de comunhão com o pensamento de Pinho Neno.

Uma breve “Biografia de Pinho Neno”

José Augusto de Pinho Neno nasceu na Murtosa em outubro de 1934. Diplomado pela Escola do Magistério de Évora, licenciado em Direito pela Universidade de Lisboa e mestre em Ciências da Educação pela Universidade de Aveiro. Cursou Ensino Especial, de Orientação Profissional e de Auditor de Defesa Nacional.

Dedicado à Educação e ao Ensino, além de ter exercido a docência em vários níveis e modalidades, foi Diretor do Colégio Pina Manique, da Casa Pia de Lisboa; Chefe de Divisão no Instituto de Apoio à Emigração e às Comunidades Portuguesas; Adjunto do Gabinete do Ministro da Educação; Coordenador do Gabinete Jurídico do Instituto de Inovação Educacional; Subdiretor-Geral do Ensino Superior e Secretário Relator da Comissão de Avaliação do Ensino Superior na área da Educação.

Membro de algumas associações de natureza cultural, científica, pedagógica e social, proferiu várias comunicações no âmbito da respetiva atividade e publicou diversos artigos em revistas da especialidade, tais como A Nossa Escola, Educação & Liberdade, A Escola Cultural, Revista ESES e Cidadania e Defesa, entre outras. Tem várias obras publicadas em prosa e em poesia.

Ver Também

Os Homens deste Governo que traíram os ex-combatentes

Este Governo tem os mesmos Homens que fecharam o centenário Instituto de Odivelas. Aguiar Branco numa coligação PSD/CDS, como ministro...