No menu items!
12.3 C
Vila Nova de Gaia
Sexta-feira - 1 Março 2024

“Ministro João Gomes Cravinho vai ao Senegal, por ocasião da 3.ª Comissão Mista Luso-Senegalesa, à Gâmbia e à Mauritânia”

Destaques

O Ministro dos Negócios Estrangeiros, João Gomes Cravinho, desloca-se ao Senegal, à Gâmbia e a Mauritânia, entre os dia 12 e 15 de abril. A deslocação ocorre por ocasião da 3.ª Comissão Mista Luso-Senegalesa, que acontece quase uma década depois da última reunião, e cujo segmento político teve lugar quinta-feira dia 13, na capital, Dakar.

Os pontos das agendas bilateral, regional e internacional, incluindo a recente presidência senegalesa da União Africana, serão abordados na reunião, “cujo objetivo é o de avaliar e perspetivar as relações entre os dois países num conjunto alargado de setores. Em Dakar, serão assinados instrumentos em áreas como as infraestruturas ou a formação diplomática”. Como consta no comunicado do MNE.

Além do Ministro João Gomes Cravinho, integram a comitiva portuguesa o Secretário de Estado do Mar, José Maria Costa, e a Secretária de Estado das Pescas, Teresa Coelho, o que releva a importância do mar e da fileira do pescado, entre outras vertentes da economia azul, na cooperação entre Portugal e o Senegal.

À margem dos trabalhos da Comissão, o chefe da diplomacia portuguesa será recebido pelo Presidente da República senegalês, Macky Sall, e reúne-se com a sua homóloga, Aïssata Tall Sall.

“O MNE visita ainda o porto de Bargny-Sendou, com uma empresa portuguesa a ser responsável pela construção de dois terminais, e o Centro de Língua Portuguesa da Universidade Cheikh Anta Diop, constituindo uma oportunidade para o Ministro interagir com a comunidade académica e para valorizar a aposta no ensino do Português. Juntamente com os Secretários de Estado, o MNE vai ainda encontrar-se com membros da comunidade portuguesa a residir no Senegal”.

No âmbito desta deslocação ao continente africano, o Ministro dos Negócios Estrangeiros português vai fazer um périplo pelas capitais da Gâmbia e da Mauritânia, tendo reuniões agendadas com os seus homólogos hoje, sexta-feira, dia 14 à tarde, e no sábado de manhã, dia 15. Em Banjul e em Nouakchott, os ministros terão oportunidade de abordar o estado das relações bilaterais e trocar impressões sobre temas-chave, a nível regional e internacional, como a situação no Sahel e a segurança marítima.

Ver Também

EXCLUSIVO: Bem-Vindos ao Mundo das Novas Tecnologias: A Nanotecnologia é um mundo onde ainda há muito por descobrir

Eng. António Braz Costa, Diretor-Geral do CeNTI. Em entrevista ao CeNTI, Centro de Tecnologia e Inovação (CTI), o seu Diretor-Geral...