No menu items!
11.8 C
Vila Nova de Gaia
Sábado - 2 Março 2024

Principado de Andorra: As Janeiras desafiam o inverno

Destaques

A tradicional visita das Janeiras pelas ruas do Principado de Andorra irão decorrer a partir do próximo sábado, dia 13 de Janeiro, a cargo do Grupo de Folclore Casa de Portugal. Conta já com a 17ª edição das Janeiras a cargo do grupo português sediado no Principado de Andorra.

Tem início com a participação na missa da Igreja de Santa Eulália de Encamp, na qual os membros do grupo participam na eucaristia dedicada à família e ao finalizar, apresentam a todos os assistentes, um breve repertório do canto de Janeiras.

Calendário das festividades das Janeiras no mês de janeiro em Andorra

Após a missa rumam para o Restaurante “Roc Arnau” administrado por portugueses, acolhendo assim no seu estabelecimento a tradição portuguesa.
Durante três fim-de-semana os membros do Grupo irão desafiar as temperaturas negativas e as ruas cobertas de neve para levar a cultura popular portuguesa a estabelecimentos comerciais, lares e igrejas do Principado de Andorra, “desejando assim um bom ano e prosperidade pelos locais que visita.”


Após as cerca de vinte visitas programadas, os elementos irão despedir mais uma edição com a visita à Catedral Basílica de Santa Maria d’Urgell, na cidade espanhola da Seu d’Urgell, onde irão participar na missa dominical na presença do Arcebispo e Copríncipe de Andorra, Joan-Enric Vives i Cecília.

No final da celebração eucarística, irão apresentar um recital de Janeiras. O Grupo de Folclore Casa de Portugal, fundado a 1 de maio de 1996, inicia desta forma o calendário de atividades de promoção da cultura popular portuguesa no Principado de Andorra na qual integra também o Festival Internacional de Folclore em maio. O mercado tradicional “O Feirão”, em Julho e a participação em eventos organizados pelas diferentes entidades andorranas.

Ver Também

Solidariedade e empreendedorismo: as marcas do percurso de Casimiro Gaspar na Flórida

A comunidade lusa nos Estados Unidos da América (EUA), cuja presença no território se adensou entre o primeiro quartel...