No dia 21 de junho, a partir da 9h30 minutos, no auditório de Geociências, – onde serão apresentados os resultados – da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, terá lugar a montra de 15 provas de conceito dos parceiros do UI-TRANSFER, um projeto que agrega ainda as universidades de Aveiro, Coimbra, Porto e TecMinho.
“Platgen®”, “AirPlus” e “Maturo” são os projetos nascidos na “academia transmontana que vão ser dados a conhecer. Constituído por proteínas de alto valor biológico (derivadas de plaquetas e leucócitos), o produto “P4Regenera” propõe uma solução terapêutica inovadora e biodegradável para o tratamento eficiente de lesões cutâneas graves em cães e gatos.
“Concebido para medir em tempo real a qualidade do ar em espaços fechados, o “AirPlus” é um dispositivo eletrónico compacto e portátil capaz de monitorizar a temperatura, a humidade, o dióxido de carbono e Compostos Orgânicos Voláteis Totais (TVOC)”.
Na área da biotecnologia, a plataforma “Maturo” permite monitorizar, de forma rigorosa e em tempo real, o processo de crescimento dos mais jovens e, em função dos resultados obtidos, fornecer recomendações nutricionais e/ou desportivas.
Destinada a empresas, investigadores, entidades públicas e instituições de Ensino Superior, esta iniciativa vai dar a conhecer mais 12 projetos de prova de conceito, piloto e demonstradores dos restantes parceiros do UI-TRANSFER. O objetivo é suscitar o interesse do mercado, nas áreas da saúde, biotecnologia, engenharia e aplicações industriais. Este evento é cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, através do Compete 2020.