No menu items!
22.1 C
Vila Nova de Gaia
Segunda-feira - 24 Junho 2024

“Rede de cidades BE.Neutral reúne a 25 de outubro com descarbonização do Norte na mira”

Destaques

Estimada redução das emissões da mobilidade nas cidades da Rede em 600.000 toneladas de CO2, com poupança de 60 milhões de Euros até 2030. O Conselho de Cidades da Agenda BE.Neutral, presidida por António M. Cunha, Presidente da CCDR-NORTE, I.P., reúne no próximo dia 25 de outubro, com o propósito de debater políticas, instrumentos e ações para acelerar a transição da região para a neutralidade carbónica, “afirmando-se como um caso de referência a nível europeu.”

Para além do Porto e Guimarães, que foram selecionadas pela Comissão Europeia para integrar a rede de cidades europeias neutras em carbono em 2030, da Missão Cidades do Programa Horizonte Europa, a rede inclui Matosinhos, Braga, Vila Nova de Gaia, Viana do Castelo, Vila Nova de Famalicão e Oliveira de Azeméis.

Estas cidades, através da participação das suas comunidades e cidadãos, serão pioneiras no teste e adoção dos novos serviços de mobilidade em desenvolvimento com a Salvador Caetano, como o BEN – um veículo leve, conectado e zero-emissões, a industrializar em Portugal, ou e os novos autocarros desenhados para serviços urbanos on-demand. Através da conetividade com a plataforma AYR, “criada pelo CEiiA, é possível quantificar e valorizar as emissões de carbono evitadas com o uso destes novos modos de mobilidade, gerando ativos ambientais transacionáveis.”

Para assegurar o efeito transformacional dos novos serviços de mobilidade no futuro das cidades, estes desenvolvimentos contam com o envolvimento das gerações mais novas que participarão no desenho dos veículos da Agenda BE.Neutral. Está já em curso um movimento colaborativo entre os municípios, as escolas e o CEiiA de promoção da adoção de comportamentos sustentáveis através da arte e da tecnologia, com vista a inspirar as comunidades locais para a redução das emissões de carbono.

As estimativas da Agenda apontam para uma redução das emissões da mobilidade nas cidades da Rede em 600.000 toneladas de CO2, representando uma poupança de 60 milhões de Euros até 2030, com potencial de replicação noutras cidades da Região Norte de Portugal e da Europa.

A Agenda BE.Neutral é liderada pela “NOS Comunicações”, num consórcio que envolve as oito cidades do Norte e cerca de 40 empresas e entidades do Sistema Científico e Tecnológico, entre as quais a Salvador Caetano, a Simoldes, a TMG, a EDP, a Siemens e os CTT.

Ver Também

Os Homens deste Governo que traíram os ex-combatentes

Este Governo tem os mesmos Homens que fecharam o centenário Instituto de Odivelas. Aguiar Branco numa coligação PSD/CDS, como ministro...