No menu items!
12.3 C
Vila Nova de Gaia
Sexta-feira - 1 Março 2024

Reforço dos Centros de Saúde: Este Natal vão estar abertos mais de 180 centros de saúde

Destaques

O sistema nacional de Saúde aconselha os cidadãos para consultarem o SNS24 antes de recorrer às urgências, para evitar sobrecarregar os hospitais. Na véspera e no dia de Natal vão estar em funcionamento mais de 180 centros de saúde em horário complementar, assegurando assim a resposta a situações não emergentes durante o fim de semana alargado.

A medida insere-se no Plano Estratégico para a Resposta Sazonal em Saúde – Inverno 2023-2024, “operacionalizado pelos Agrupamentos de Centros de Saúde e Administrações Regionais de Saúde, em articulação com a Direção Executiva do SNS”. No dia 23 de dezembro, sábado, estarão abertos 234 centros de saúde; no dia 24, domingo, estarão em funcionamento 191 unidades e no dia 25, segunda-feira, 187.

Para diminuir a pressão nas urgências hospitalares, os cuidados primários garantem consultas em situações não emergentes, como sintomas respiratórios ligeiros a moderados. Contacte o SNS 24 antes de recorrer às urgências, para aconselhamento e eventual encaminhamento para a unidade de saúde mais próxima.

Em 2023, a linha SNS24 atendeu cerca de 1,8 milhões de chamadas. Em outubro atendeu mais de 173 mil chamadas e em novembro mais de 186 mil, sendo o mês do ano com mais chamadas atendidas.

“A utilização adequada dos serviços de saúde permite uma resposta mais atempada aos doentes, sendo decisiva para o melhor funcionamento da rede de Unidades do Serviço Nacional de Saúde. O Ministério da Saúde reconhece o empenho dos profissionais de saúde, de um modo especial nesta quadra, e deseja festas seguras e com saúde para toda a população.” Recomendam os organismos.

Ver Também

EXCLUSIVO: Bem-Vindos ao Mundo das Novas Tecnologias: A Nanotecnologia é um mundo onde ainda há muito por descobrir

Eng. António Braz Costa, Diretor-Geral do CeNTI. Em entrevista ao CeNTI, Centro de Tecnologia e Inovação (CTI), o seu Diretor-Geral...