No menu items!
11.8 C
Vila Nova de Gaia
Sábado - 2 Março 2024

Região Norte: debate Competitividade em Santo Tirso, a pensar no Pós 2030

Destaques

O evento teve lugar sexta-feira dia 24 de novembro, em Santo Tirso recebeu o “Fórum Competitividade Regional e Pós 2030: o Norte na União Europeia”, na Fábrica de Santo Thyrso. A iniciativa, promovida pela CCDR-NORTE, I.P., debateu temáticas associadas ao arranque do ciclo de financiamento comunitário dedicado ao desenvolvimento da Região – o NORTE 2030 -, assim como a CCDR realiza um balanço do trabalho realizado no ano 2023, em prol das pessoas e do território.

A Comissária Europeia para a Coesão e Reformas, Elisa Ferreira, marcou presença como oradora, assim como foi distinguida a Personalidade Anual do Norte, galardão atribuído a Graça Morais em 2022.

Pelo início da manhã, o Presidente da CCDR-NORTE, I.P., António M. Cunha, assinalou o arranque do evento com o “Estado da Região”, num momento em que o Programa Operacional NORTE 2020 termina a sua concretização no terreno e em que o Programa Regional NORTE 2030 já arrancou com a sua implementação.

Com a presença de importantes atores do desenvolvimento da Região Norte, o evento aconteceu no último trimestre do ano e contou com dois grandes momentos de análise e debate. Ao longo da manhã, diversos oradores discutiram o Futuro da Política de Coesão no Pós 2030, assim como a Competitividade Regional do Norte. Neste último, Elisa Ferreira, Comissária Europeia para a Coesão e Reformas, assumiu o lugar de Keynote Speaker numa Mesa-Redonda que conta com a participação de representantes da Mesosystem, da Universidade do Porto e da Super Bock Group.

Na sessão de abertura marcaram presença o Presidente da Câmara Municipal de Santo Tirso, Alberto Costa, o Presidente da Associação Nacional das Assembleias Municipais, Albino Almeida e o Presidente do Conselho Regional do Norte, Nuno Vaz, e na sessão de encerramento esteve presente o Presidente da Área Metropolitana do Porto, Eduardo Vítor Rodrigues.

Ver Também

Solidariedade e empreendedorismo: as marcas do percurso de Casimiro Gaspar na Flórida

A comunidade lusa nos Estados Unidos da América (EUA), cuja presença no território se adensou entre o primeiro quartel...