No menu items!
11.1 C
Vila Nova de Gaia
Sexta-feira - 1 Março 2024

Representação “De femme à FEMMES”

Destaques

Imaginarius convoca mulheres dos 16 aos 105 anos, para criação artística coletiva com estreia no Festival Internacional de Teatro de Rua. Convoca mulheres de Santa Maria da Feira, para uma criação artística coletiva de teatro-dança, que carrega o símbolo da irmandade, solidariedade, fortalecimento e sensibilidade no feminino.

A franco-americana Léa Dant, diretora artística do projeto “De femme à FEMMES”, vai trabalhar com o grupo local desde o início da criação até à estreia, integrada na programação do festival Imaginarius, que acontece entre 23 e 26 de maio.

O que começou por ser um workshop de pequena escala em França, rapidamente se transformou num projeto de continuidade, que já percorreu vários países e envolveu vários grupos de mulheres em diferentes espaços urbanos, numa encruzilhada entre o poético e o político.

Em cada lugar por onde passa, Léa Dant, escritora, atriz e diretora de teatro, trabalha com grupos locais de mulheres de várias idades, com resultados sempre diferentes, baseados nas histórias, sentimentos e intuições de cada coletivo.

“De femme à FEMMES” celebra a libertação e a liberdade na sua dimensão mais íntima e dá às mulheres a oportunidade de se revelarem e inspirarem o público.

Do processo criativo faz parte uma série de conversas e workshops para criação de um grupo sólido, gerador de envolvimento e emoção, através de uma partilha íntima, que reflita algo maior e universal nas mulheres.

Este desempenho destina-se a participantes dos 16 aos 105 anos, abertas a partilhar os “seus sentimentos, desafios, alegrias e experiências com outras mulheres, explorando as valências do movimento e do teatro.”

Uma vez que as ações a desenvolver são simples e realizadas em grupo, não é necessária experiência artística, mas é fundamental que as participantes estejam inteiramente disponíveis ao longo de todo o processo.

Para participar, as interessadas devem enviar, entre 8 de fevereiro e 8 de março, Dia Internacional da Mulher, um email para program@imaginarius.pt, identificado com o assunto “De femme à FEMMES” e carta de apresentação/motivação que sintetize o que entende ser mulher e o porquê de querer participar.

A performance será apresentada nos dias 23 (ensaio aberto), 24 e 25 de maio, sempre às 18h30, na Praça da República, junto à Câmara Municipal de Santa Maria da Feira, “lugar repleto de história e de memórias, palco de referência do festival Imaginarius.”

Ver Também

Já foi atribuído o primeiro Abono de Família de forma automática

A Segurança Social passou a enviar por sua iniciativa a comunicação da atribuição do Abono de Família, logo após...