No menu items!
14 C
Vila Nova de Gaia
Quarta-feira - 22 Janeiro 2025

“Sinto-me totalmente portuguesa em Portugal e aqui em França, sinto-me totalmente francesa”

Destaques

Nome: Ilda Nunes
Vive em França: Desde 1966

Profissão: Professora, Tradutora e Interprete

O que faz para para matar as saudades: Vai a Portugal regularmente, “cada vez que posso”. Tenho dupla nacionalidade, “sinto-me totalmente portuguesa em Portugal, e aqui em França, sinto-me totalmente francesa”. Se as suas raízes estão em Portugal, “tenho um orgulho em ser portuguesa”. Tenta dar uma boa imagem de Portugal. Há uns anos, os portugueses tinham uma imagem de negativas de Portugal. Os portugueses ou eram pedreiros, e as mulheres trabalhavam a dias ou eram porteiras.
Eu digo aos meus alunos, “não há profissões que eu respeite mais ou menos, todas são válidas. Costumo dizer-lhes que respeito tanto um varredor de rua como um Ministro, a única diferença é que um Ministro tem uma vida melhor e o varredor de ruas ganha menos e tem uma vida pior. Mas deve ser respeitado da mesma maneira enquanto ser humano. Eu digo-lhes isto para que eles estudem para trabalhar naquilo que gostem. É isso que me dá força para continuar a trabalhar.

Ver Também

EXCLUSIVO: AICP – Academia Internacional da Cultura Portuguesa, às portas do 60º aniversário

O Jornal Comunidades Lusófonas esteve à fala com a Presidente Maria Regina Mongiardim da (AICP), Academia Internacional da Cultura...