No menu items!
8 C
Vila Nova de Gaia
Quarta-feira - 15 Janeiro 2025

EXCLUSIVO: “Sinto muitas saudades, sempre que posso vou lá regularmente a conferências”

Destaques

Nome: Mário Monteiro
Idade: 57 anos
Profissão: Professor Catedrático na Universidade de Guelph
Onde Vive: Guelph, Canadá
Há quantos anos está fora de Portugal: Desde 1981

Como faz para matar as saudades de Portugal: Sinto muitas saudades, sempre que posso vou lá regularmente a conferências e até levo geralmente um dos meus dois filhos e a esposa. E este ano vamos lá todos por causa da Conferência, ficamos em Gouveia, mas é difícil matar saudade.

Não consigo matar as saudades se não estiver no lugar, nem a ver televisão, nem música não mata saudades, para mim, a saudade é um bom sentimento. O que eu noto que me faz falta é o mar, eu gosto do mar e faz-me falta o mar e a Serra. São as duas coisas que eu sinto mais falta. Mas para matar saudades tenho que ir a Portugal, ler um bom livro de poesia ou literatura.

A gastronomia Norte da América não tem nada e não se compara com a gastronomia de Portugal e, são dois mundos diferentes, e noto que aqui não há aquele hábito de vamos todos ao almoço. Arranjo uma sanduíche no escritório e vou para para o escritório e como-a à frente do computador.

O hábito das refeições, é uma das coisas que eu gosto de Portugal e é saudável, aqui não isso não existe. Pelo menos comigo. Eu acho que por norma se perguntar a qualquer emigrante, isso não existe. Aos fim de semana, sim. Se for a Toronto, geralmente levo a família a um restaurante português. Mas não é o hábito de comer, é totalmente diferente do Norte, especialmente no Norte da América, do que em Portugal. Vou lá uma vez por ano, já houve alturas que ia mais, mas agora não, vamos uma vez por ano.

Ver Também

“EXPONOR aposta em novo conceito para o design de interiores e estreia inPROJECTA”

From Concept to Creation é o mote da edição inaugural da nova feira, que procura envolver arquitetos, designers de interiores,...