No menu items!
11.3 C
Vila Nova de Gaia
Sábado - 2 Março 2024

Suíça acolheu três exposições de Orlando Pompeu

Destaques

Entre os passados meses de maio e junho, o mestre-pintor Orlando Pompeu, detentor de uma obra que está representada em variadas coleções particulares e oficiais em Portugal, Espanha, França, Inglaterra, Brasil, Canadá, Estados Unidos, Dubai e Japão, inaugurou três exposições individuais de obras de arte na Suíça.

No âmbito da sua presença no território helvético, Orlando Pompeu inaugurou no decurso do mês de maio, na Galeria Nova, na Fundação Pro Ronco, em Ascona, no Cantão de Ticino; e no dia 18 de maio, no Hotel Casa Berno, junto ao lago alpino Maggiore, duas coleções expressivas de aguarelas sobre papel num estilo pictórico heterogéneo, criativo e contemporâneo.

Já em junho, Orlando Pompeu inaugurou na Galeria 111, uma galeria de arte na cidade de Zurique, um conjunto significativo de obras conceptuais, reveladoras da notável criatividade e talento de um dos mais conceituados artistas plásticos portugueses da atualidade.

Refira-se que as três inaugurações foram muito participadas, contando com a presença de vários colecionadores e admiradores do pintor, sendo que a exposição na Galeria Nova, na Fundação Pro Ronco, em Ascona, no Cantão de Ticino, está patente ao público até ao mês de agosto. E a do Hotel Casa Berno, junto ao lago alpino Maggiore, até ao mês de outubro.

Com uma carreira de quase quarenta anos, bem como um currículo nacional e internacional ímpar, ainda no ano transato Orlando Pompeu foi distinguido em Paris com a Medalha de Bronze da Academia Francesa das Artes, Ciências e Letras, as recentes exposições no território helvético constituem assim mais um marco representativo do singular percurso do artista plástico.

Daniel Bastos - Professor/Historiador
Ver Também

Solidariedade e empreendedorismo: as marcas do percurso de Casimiro Gaspar na Flórida

A comunidade lusa nos Estados Unidos da América (EUA), cuja presença no território se adensou entre o primeiro quartel...