A 27ª Edição do Desfile Nacional do Traje Popular Português realizado no passado sábado dia 7 de junho na cidade portuguesa de Viseu contou com uma representação andorrana a cargo do Grupo de Folclore Casa de Portugal sediado no Principado de Andorra.

Uma delegação formada por sete membros viajou propositadamente desde o Principado até Viseu para integrar o “quadro” de Festa e Romaria, dos diferentes “quadros” que anualmente a Federação do Folclore Português apresenta no desfile para mostrar o as variantes do traje português.
Cerca de 1.100 folcloristas trajados com o traje tradicional da primeira metade do sáculo passado, recrearam momentos do dia a dia, desde o nascimento à morte, a devoção religiosa, do trabalho até à festa.
Daniel Café, Presidente da Federação do Folclore Português, no seu discurso de boas-vindas, dedicou umas palavras de apreço à representação andorrana e francesa pelo esforço de viajarem de tão longe para representar o trajar nacional. Por outro lado, Fernando Ruas, presidente da Câmara de Viseu, que em 2023 recebeu o alcalde de Andorra la Vella, David Astrié de visita ao município, referiu a importância dos grupos de folclore na diáspora como aglutinadores da portugalidade além-fronteiras.
O evento serviu também para a partilha de experiências entre a delegação andorrana e grupos de Portugal que desejam visitar o Principado através da cultura popular e os festivais organizados pelo Grupo de Folclore Casa de Portugal.
Jose Luis Carvalho
Presidente