No menu items!
12.3 C
Vila Nova de Gaia
Sexta-feira - 1 Março 2024

Universidade de Trás-os-Montes de portas abertas ao “Molecules4Life”

Destaques

Os avanços na aplicação de novas moléculas (ou de novas configurações moleculares) na deteção, no diagnóstico e na terapêutica de doenças neurodegenerativas, mitocondriais e cancro vão estar em discussão na 1ª edição do congresso internacional “Molecules4Life”. Com mais de 120 participantes registados, o evento vai decorrer de 20 a 22 de setembro, na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD).

Provenientes de universidades e institutos de países como Alemanha, Coreia do Sul, Espanha, Estados Unidos, França, Malásia, Palestina, Polónia, Reino Unido, Roménia, Suíça, Ucrânia, os participantes vão poder conhecer os mais recentes trabalhos nas áreas das aplicações terapêuticas, transporte e libertação de fármacos, sensores e diagnóstico e alimentos saudáveis.

Com 10 palestras plenárias, 35 comunicações orais e 50 comunicações em painel, o programa científico abordará o desenho de novos fármacos para o tratamento do cancro e de doenças neurodegenerativas (como Parkinson e Alzheimer), novas formas de administração de fármacos na terapia do cancro pediátrico e os recentes avanços na terapia genética não viral, como por exemplo aquela que foi utilizada nas vacinas Covid-19. De destacar ainda os estudos inovadores na deteção do cancro da próstata e de proteínas alergénicas em alimentos frescos. “Nesta área, há um trabalho desenvolvido por investigadores da UTAD centrado na criação de um dispositivo genético de nanotecnologia para a rápida identificação do SARS-CoV-2 e de novas variantes deste vírus”, avança o diretor do Centro de Química de Vila Real (CQVR), Fernando Nunes.

Ainda na área alimentar serão abordados os avanços que permitem moldar o futuro do sistema alimentar, desde a criação de novas cores naturais até ao tratamento de doenças relacionadas com a alimentação e à descoberta de novos recursos alimentares.

“Este evento vai trazer pela primeira vez a Portugal vários especialistas de renome mundial e será uma oportunidade para a troca de conhecimentos e o estabelecimento de parcerias que enriquecerão a nível científico a UTAD e o CQVR”, conclui Fernando Nunes.

Ver Também

EXCLUSIVO: Bem-Vindos ao Mundo das Novas Tecnologias: A Nanotecnologia é um mundo onde ainda há muito por descobrir

Eng. António Braz Costa, Diretor-Geral do CeNTI. Em entrevista ao CeNTI, Centro de Tecnologia e Inovação (CTI), o seu Diretor-Geral...