No menu items!
16.5 C
Vila Nova de Gaia
Quarta-feira - 22 Maio 2024

UTAD: Alunos internacionais aumentou 75% para o próximo ano letivo

Destaques

Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) recebe candidaturas de 1270 alunos provenientes de 32 diferentes países para a frequência dos seus cursos e graus superiores em 2024/2025. A primeira fase de candidaturas ao próximo ano letivo na UTAD regista um sucesso na captação de alunos não nacionais. A lista de inscrições contabiliza quase 1300 candidatos internacionais, um crescimento de 75% face ao atual ciclo. Contando-se no total 32 diferentes países.

Concluída no final de março, a primeira etapa do calendário de inscrições confirmou o crescente interesse levantado pela instituição junto dos estudantes internacionais, designadamente dos países de língua portuguesa. Para estes, a UTAD desenvolveu um programa específico pioneiro em Portugal, equiparando as propinas às dos alunos portugueses. Também no âmbito da CPLP, a UTAD tem-se afirmado crescentemente como uma escolha tanto em licenciaturas quanto nos graus de mestrado e doutoramento.

A internacionalização é um dos eixos estratégicos da UTAD e o sucesso na captação de alunos resulta da consolidação da estratégia desenvolvida nos últimos anos. Na visita que efetuámos a Cabo Verde no último mês comprovámos a reputação granjeada pela instituição fora de Portugal, junto de governantes e das principais universidades, com quem estamos a trabalhar. O incremento do número e da qualidade dos programas de intercâmbio de estudantes e de docentes é um objetivo central e, como podemos verificar, os excelentes resultados estão a reforçar a UTAD enquanto instituição de referência”, afirmaEmídio Gomes, reitor da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro.

Nesta primeira fase, o ecletismo da oferta académica da instituição permitiu aprofundar o sucesso de anos anteriores. Por um lado, a UTAD os candidatos às licenciaturas superaram as vagas em quase 80%, para um total de 181. Nos graus superiores, contabilizam-se 1030 candidatos de países terceiros para mestrados e 59 para doutoramentos.

O foco no intercâmbio, por parte da UTAD, como forma de internacionalização de estudantes, docentes e não docentes, proporciona experiências culturais e sociais que contribuem para o enriquecimento académico, profissional e pessoal. A nível curricular, a instituição notabiliza-se nas ciências agrárias e do ambiente, enologia, engenharia informática e desporto, entre outras áreas do saber.

A segunda fase de candidaturas está marcada para o período de 28 de maio a 13 de junho, com provas específicas de 8 a 12 de julho.

Ver Também

EXCLUSIVO: Lusodescente é Vereador do município Londrino de Lambeth

Diogo, nasceu em 1998 em Lambeth (o município londrino com mais falantes de português no Reino Unido), é descendente...