© Unicef/UNI405046/Zuniga – A contribuição finlandesa financia refeições quentes diárias num investimento vital para o futuro dos alunos moçambicanos
Quantia de 500 mil euros foi destinada à agência da ONU para distribuição de refeições para crianças no país africano de língua portuguesa; comida será fornecida a escolas primárias do Corredor de Nacala, na província de Nampula para evitar evasão escolar.
O Programa Mundial de Alimentos, WFP na sigla em inglês, recebeu uma doação de 500 mil euros do Governo da Finlândia para atender crianças em Moçambique.
Com a verba, a agência da ONU deverá entregar merendas escolares a dezenas e milhares de alunos nos próximos três meses na província de Nampula.

Coalizão Global por Merendas
A iniciativa é parte do Programa Nacional de Alimentação Escolar de Produção Local, Pronae, em curso no país.
A proposta inclui implementar imediatamente a distribuição do reforço alimentar e intensificar o compromisso compartilhado do Governo de Moçambique, do PMA e de parceiros para melhorar a educação, a nutrição e a segurança alimentar em algumas das áreas mais vulneráveis do país.
A contribuição finlandesa financia refeições quentes diárias num investimento vital para o futuro dos alunos moçambicanos.
A Finlândia tem uma parceria de longa data também na área da educação com Moçambique.
O país também é copresidente da Coalizão Global de Refeições Escolares e contribui com a mesma iniciativa em outras partes do mundo.
Segundo a Finlândia, o mais importante é que as crianças possam aprender sem o estômago vazio evitando assim a evasão escolar.