Nome: Luciana Antunes
Idade: 40 anos
Vive: Bruxelas, Bélgica
Profissão: Personal Trainer
Emigrante: 9 anos
Sou emigrante desde novembro de 2014, portanto há 8 anos. Ainda não me estabeleci. O contexto em que me encontrava quando as propostas apareciam ditavam as minhas escolhas.
Fui para Londres em novembro de 2014, e permaneci até junho de 2018. Depois fui para o Kuwait onde estive até ao final de 2021.
Em 2022 fui para o Cambodja, e estou desde dezembro de 2022 em Bruxelas, na Bélgica.
As saudades matam-se através das redes sociais, chamadas de vídeo e as viagens de férias (quando é possível). Essas férias são dedicadas à minha irmã mais velha e sobrinho e os amigos mais chegados.
Muitas vezes é impossível estar com todas as pessoas que queremos. E, muitas vezes, é também cansativo deslocarmo-nos várias vezes, por exemplo, 15 dias de férias para estarmos com quem queremos. Muitas vezes essas férias cansam-nos mais do que nos refrescam. Já aprendi a gerir o meu tempo, dar prioridade ao meu descanso e ao tempo de qualidade com a minha família de sangue, e a que escolhi.
“Matar” totalmente as saudades nunca é possível, porque sabemos que vamos regressar ao país de emigração. As saudades carregam-se sempre quando se vive fora de casa.
Porém não me arrependo de nada. Se não tivesse emigrado estaria agora nas ruas a protestar com os professores. Tenho outros desafios como emigrante. Mas tem sido extremamente gratificante a carreira como Personal Trainer.