No menu items!
11.3 C
Vila Nova de Gaia
Sábado - 2 Março 2024

Viana do Castelo: Encontros Programa Nacional de Apoio ao Investimento da Diáspora

Destaques

Vai ter lugar no dia 2 de novembro (quinta-feira), pelas 11h00 da manhã, em Viana do Castelo, a III edição dos Encontros da PNAID 2023. Cidade anfitriã do maior evento de investidores da diáspora portuguesa.

apresentação começa, às 11h00, com a visita a uma unidade industrial e prossegue no Centro de Mar, no Navio Gil Eannes, às 12h00, sendo presidida pelo Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, Paulo Cafôfo, e pela Secretária de Estado do Desenvolvimento Regional, Isabel Ferreira.

Os ENCONTROS PNAID são uma iniciativa conjunta do Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas e da Secretária de Estado do Desenvolvimento Regional. Esta segunda edição é organizada pelo Município de Viana do Castelo em parceria com a Comunidade Intermunicipal do Alto Minho e da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte.

Pelas 11 horas, o Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, Paulo Cafôfo e a Secretária de Estado do Desenvolvimento Regional, Isabel Ferreira, visitam uma unidade industrial do Grupo económico Real Marbre, detido por um empresário português residente em França, e situada na Zona Industrial da Chafé. Um exemplo de investimento da diáspora no norte do país. Na zona Industrial Fase 1, Ruas A nº 58 Chafé, Viana do Castelo.

Por volta das 12 horas o Paulo Cafôfo e Isabel Ferreira, presidem à apresentação dos Encontros PNAID 2023.

O Programa Nacional de Apoio ao Investimento da Diáspora é uma iniciativa criada em 2020 e a edição deste ano dos ENCONTROS PNAID, que terá lugar em Viana do Castelo, de 14 a 16 de dezembro, tem como mote “Investimento da Diáspora, um Investimento com Marca”.

São esperados cerca de 700 participantes durante os três dias do evento, que terão toda a informação disponível sobre as políticas governamentais direcionadas a empresários portugueses e luso-descendentes residentes no estrangeiro que queiram investir em Portugal, assim como para as empresas nacionais que estejam interessadas em internacionalizar o seu negócio através do empresariado da diáspora, reforçando a sua vertente exportadora.

São temas em destaque nesta II edição a «Economia Azul, Energias Renováveis e Sustentabilidade» e «Agenda Cultural, Património e Ciência». O programa dos Encontros pode ser consultados online em: encontrosdiaspora.pt.

Na iniciativa estarão também presentes o presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, o presidente da Comunidade Intermunicipal do Alto Minho, Manoel Batista Pombal, e o vice-presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento do Norte, Beraldino Pinto.

Ver Também

Solidariedade e empreendedorismo: as marcas do percurso de Casimiro Gaspar na Flórida

A comunidade lusa nos Estados Unidos da América (EUA), cuja presença no território se adensou entre o primeiro quartel...