No menu items!
12.3 C
Vila Nova de Gaia
Sexta-feira - 1 Março 2024

Vidago Palace: uma experiência de exuberância e luxo

Destaques

EXCLUSIVO

Ir ao Vidago Palace é recuar no tempo e reviver a Belle Époque, quando nos vamos aproximando da fachada do edifício confrontamo-nos com uma experiência de sumptuosidade, elegância e bom gosto. Construído ainda durante a Monarquia, o propósito deste belíssimo edifício era ser um local terapêutico elegante e luxuoso. Resistiu a quase todas as adversidades, sendo a última a pandemia de 2019-2022.

Foi no Séc. XIX que o Rei D. Carlos I desejou ver construída uma estância terapêutica de luxo que tivesse projeção além-fronteiras. As águas da Vila de Vidago eram consideradas de interesse nacional. Reuniram-se as condições para dar vida ao que era um sonho e, foi no dia 6 de outubro de 1910, ano em que é instaurada a Primeira República Portuguesa, que o Vidago Palace Hotel é inaugurado.

Foi desde sempre um hotel distinto, instalado num parque centenário, no coração do Parque Termal de Vidago, circundado por montanhas e floresta, com um ambiente repleto de glamour e elegância. Inicialmente conhecido pelos seus banhos termais, pelo seu campo de golfe de 9 buracos e excelência das suas águas, atualmente é um hotel de 5 estrelas, um nome sonante no panorama hoteleiro nacional e internacional e que oferece aos hóspedes um serviço de excelência. Um moderno Spa, um campo de golfe único, desenhado pelo célebre arquiteto Philip Mackenzie Ross. A combinação de um palácio com revigorantes tratamentos termais e um campo de golfe desafiante, colocaram o Vidago Palace Hotel entre as estâncias europeias de maior prestígio, no período da 2ª Guerra Mundial.

“Como num mundo encantado, o Palácio convida a viver experiências inesquecíveis, onde o requinte e o esplendor dos espaços, são marcados pelo charme e romantismo da Belle Époque.” Refere José Oliveira do Vidago Palace Hotel.

Muitas pessoas passaram e passam pelas portas do Hotel, dos mais famosos e importantes até aos menos conhecidos, mas não menos importantes, mas “por questões de proteção de dados e privacidade dos nossos hóspedes não podemos citar nomes”. Porém passaram pelo Hotel desde a reabertura em 2010, Presidentes de República, equipa de futebol, artistas de música, atores, apresentadores de televisão, empresários de multinacionais entre outros. O Hotel dispõe de 70 elegantes quartos e suites.

Arquitetura

O hotel relembra a arte de viver das grandes casas aristocráticas da Belle Époque, valorizando a sua herança arquitetónica. “Foram contratados os melhores artesãos de cada especialidade para devolver ao hotel o seu brilho e a sua aura. O hotel conserva detalhes absolutamente encantadores, exibindo ao longo dos seus corredores materiais nobres, móveis tailor-made, alguns recentes, outros originais da sua inauguração, tecidos exuberantes com mais de 100 referências, papéis de parede em seda com motivos expressivos, luminária criteriosamente selecionada e uma subtil gama de cores. O conforto presente na nobreza dos espaços e nas peças ricas de mobília de madeira escura trabalhada – tão tipicamente portuguesa – coabita na perfeição com lustres de estilo veneziano e pavimentos de mosaico claro que se unem a assoalhados revestidos de espessos tapetes feitos à mão.

Hospedes nacionais e estrangeiros

O Vidago Palace Hotel tem o condão e a responsabilidade de lidar com os seus ciclos, com mais de um século de experiência hoteleira, renovando-se, reinventando-se e tentando ser permanentemente uma referência a todos os níveis. A prosperidade e jovialidade de um hotel secular, resulta precisamente desse trabalho. Podemos, no entanto, considerar a última remodelação do hotel e reabertura em 2010, como o último grande ponto de inovação.

Relativamente ao mercado, temos efetivamente uma grande representatividade do mercado interno, sendo este o principal mercado, juntamente com o espanhol. No entanto “temos tido proveniências consistentes do Reino Unido, Estados Unidos e Canadá”, refere José Oliveira .

A pandemia foi ultrapassada com muito rigor em todas as diretivas dadas pelas autoridades de saúde, implementando também todas as normas do selo Clean & Safe e disciplinando as equipas para a responsabilidade de em conjunto, percebermos o momento que se estava a viver. Embora todas as condicionantes, a exclusividade e a personalização de serviço esteve sempre presente.

“Não estivemos três anos sem clientes, tivemos apenas alguns períodos de fecho, mas sempre que abrimos e sobretudo no verão, trabalhamos com o volume possível, atingindo recordes e cumprindo as normas que nos eram exigidas.”

Nesse aspeto, “julgo que até conseguimos captar novos clientes, que habituados a ir para outros destinos, aproveitaram para experienciar o que há de melhor no nosso país.”
Para finalizar o Vidago Palace cresce diariamente. Toda a equipa é crucial neste processo e julgo que nisso somos transcendentes.

O preço dos quartos dependerá sempre da época e da tipologia de quarto reservado, no entanto podemos dizer que um quarto clássico pode oscilar entre os 205 euros em época baixa e os 350 euros em época alta.

Ver Também

EXCLUSIVO: Bem-Vindos ao Mundo das Novas Tecnologias: A Nanotecnologia é um mundo onde ainda há muito por descobrir

Eng. António Braz Costa, Diretor-Geral do CeNTI. Em entrevista ao CeNTI, Centro de Tecnologia e Inovação (CTI), o seu Diretor-Geral...