No menu items!
11.3 C
Vila Nova de Gaia
Sábado - 2 Março 2024

“Vinha com frequência a Portugal, e levava um bom queijo e um bom bacalhau na mala”

Destaques

EXCLUSIVO

Nome: Berta Montalvão

Idade: 42 anos

Profissão: Founder & Senior HR Specialist da FORSAE.

Quantos anos esteve fora de Portugal: 18 anos

Onde viveu: Angola (13 anos), Austrália (4 meses), Timor-Leste (2 anos) 3 intermitente, entre Dili e Lisboa.

O que fazia para matar as saudades: Sempre tive muitos amigos portugueses por onde passei, isso ajuda. Ajudou a criar as referências que tinha deixado em Portugal. A comida, sim. A cultura, menos, porque sempre tentei aculturar-me ao país que me acolhia. É importante não vivermos apenas com a nossa cultura, mas integrar-nos na cultura nos países que nos recebem de braços abertos.

Também vinha com frequência a Portugal, e levava um bom queijo e um bom bacalhau na mala. Principalmente para Angola, para Timor menos, devido à distância, e vinho português, sempre.

Nos países onde estive, principalmente em Angola, há uma comunidade portuguesa muito grande, muitos portugueses investiram na restauração. E isso também ajudou. Quer seja pelos artistas portugueses, em Timor também, em 2018, tive a sorte de participar num evento na lusofonia em Timor-Leste organizado pela União Europeia, que me convidou a ser “speaker” (oradora). E teve o concerto de Sara Tavares, que recentemente nos deixou.

E ter uma comunidade portuguesa e Cabo-verdiana enorme, é um sentimento que parece que estamos em casa. Timor também tem restaurantes com gastronomia portuguesa. O hotel principal em Timor-Leste também é gerido por portugueses. Onde existe uma enorme quantidade de portugueses, maioritariamente de professores que vão apoiar as escolas Timorenses, com o protocolo que existe entre os dois ministérios da educação, e no fomento da língua portuguesa em Timor-Leste.

Ver Também

Solidariedade e empreendedorismo: as marcas do percurso de Casimiro Gaspar na Flórida

A comunidade lusa nos Estados Unidos da América (EUA), cuja presença no território se adensou entre o primeiro quartel...